Considere o trecho: “Afinal, como escreveu Quintana ao fim d...
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 a seguir para responder à questão que a ele se refere.
Texto 01
I. O termo “se” é uma conjunção subordinativa adverbial, que introduz, no trecho, uma ideia de condição. II. O uso da forma “olhava” é uma marca do registro coloquial, já que, no registro formal, tendo em vista o contexto em que foi empregada, seria “olharia”. III. O pronome “me” foi usado em posição proclítica, mas poderia ter sido usado, com igual correção, em posição enclítica ao verbo “dado”. IV. O substantivo “casca” e o adjetivo “dourada” em relação ao substantivo “horas” constroem uma metáfora. V. Os verbos “seguiria” e “iria” foram usados estabelecendo relação com o verbo “fosse”, de acordo com a norma.
Estão CORRETAS as afirmativas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (20)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exigiu conhecimento em semântica, colocação pronominal, correlação verbal e figura de linguagem. O candidato deve analisar o texto abaixo para responder cada assertiva. Vejamos:
Considere o trecho: “Afinal, como escreveu Quintana ao fim do poema: ‘Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas’”. (Linhas 21-23)
I. Correta.
O termo “se” é uma conjunção subordinativa adverbial, que introduz, no trecho, uma ideia de condição. A conjunção “se” usada com verbos no subjuntivo propõe a ideia condicional, o verbo ‘fosse’ é pretérito do subjuntivo.
II. Correta.
O uso da forma “olhava” é uma marca do registro coloquial, já que, no registro formal, tendo em vista o contexto em que foi empregada, seria “olharia”.
Como o verbo da oração subordinada condicional está no pretérito imperfeito do subjuntivo, o verbo da oração principal deve ser conjugado no futuro do pretérito ( verbos terminados em “iria”) para manter o sentido de incerteza.
III. Incorreta.
O pronome “me” foi usado em posição proclítica, mas poderia ter sido usado, com igual correção, em posição enclítica ao verbo “dado”.
O verbo “dado” é a forma nominal no particípio e essa conjugação não aceita pronome enclítico (na sua frente com hífen).
IV. Correta.
O substantivo “casca” e o adjetivo “dourada” em relação ao substantivo “horas” constroem uma metáfora.
No trecho em questão, o autor utiliza a expressão "casca dourada e inútil das horas". Nesse contexto, "casca dourada" é uma metáfora que representa o aspecto superficial e aparentemente valioso das horas, mas que, na verdade, é inútil, pois o autor está expressando a ideia de que ele não daria importância ao tempo, não se prenderia às convenções sociais e à medição do tempo pelo relógio. A metáfora é uma figura de linguagem que consiste em atribuir um significado diferente e figurativo a uma palavra ou expressão, e isso está claramente presente no uso de "casca dourada" para se referir às horas. Portanto, a afirmativa IV está correta.
V. Correta.
Os verbos “seguiria” e “iria” foram usados estabelecendo relação com o verbo “fosse”, de acordo com a norma.
Como explicado na assertiva II.
Portanto, a sequência correta é: I, II, IV e V, apenas.
Gabarito: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I CORRETA = a conjunção se é adverbial condicional
II CORRETA = já que a oração está no sentido de condição, deve-se usar o futuro do pretérito do indicativo, o qual indica um futuro condicional. Esse modo é marcado pelas terminações ria e suas conjugações.
III ERRADA = Tem-se a presença de um conjunção subordinada, que nesse caso é a condicional se, antes do pronome me. logo, é obrigatório o uso da próclise, não podendo usar a ênclise.
IV CORRETA = Eu chutei rsrsrsrs
V CORRETA = como já mencionei no comentário II, a terminação ria e suas conjugações indicam um futuro condicionado a algo.
Após particípios ( ADO, IDO, DO, TO, GO, SO..) (proibido usar ÊNCLISE)
Havia expressado-se com clareza. (se expressado);
Nesse caso em questão, "ado".
nem parecia questao de agente de saúde exigiu a fundo
É caso proibitivo o uso de pronome após o particípio, somado a isso há o fato de também haver uma conjunção subordinativa (se) que é um caso obrigatório de próclise
Nem sei como consegui acertar essa questão, tinha coisa que nem estudei ainda, mas fui eliminando pelo que ja sabia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo