Sobre a insuficiência respiratória aguda, assinale a alterna...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q620339 Fisioterapia
Sobre a insuficiência respiratória aguda, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre insuficiência respiratória aguda e entender os conceitos importantes envolvidos.

Alternativa correta: C

A alternativa C está correta ao afirmar que a insuficiência respiratória crônica tem instalação lenta e gera poucos sintomas devido aos mecanismos compensatórios que minimizam as alterações. Isso ocorre porque, com o tempo, o organismo se adapta às mudanças na função respiratória, permitindo que o paciente conviva com poucos sintomas, mesmo diante de alterações pulmonares significativas.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A. O conceito de insuficiência respiratória está diretamente relacionado à oferta de oxigênio aos tecidos e à capacidade do pulmão em realizar trocas gasosas. Portanto, a afirmação de que não há relação com a oferta de oxigênio é incorreta.

B. A classificação da insuficiência respiratória quanto ao mecanismo de falência não é adequada. A insuficiência respiratória aguda pode ocorrer tanto em pacientes com pulmões normais quanto sobreposta a uma insuficiência crônica, mas a classificação correta se dá em hipoxêmica e hipercápnica.

C. Correta, conforme explicado acima.

D. A insuficiência respiratória hipoxêmica não está invariavelmente associada à hipocapnia. A hipocapnia pode ocorrer devido ao aumento do volume minuto, mas não é uma regra fixa para todos os casos de insuficiência respiratória hipoxêmica.

E. A alteração mais importante na insuficiência respiratória hipercápnica é a redução da ventilação alveolar, mas a definição correta de ventilação alveolar é a relação entre o volume corrente e a frequência respiratória multiplicada pela ventilação alveolar (Volume corrente - Espaço morto), e não apenas a relação entre volume corrente e frequência respiratória.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/5ef284e6-de

Essa questão nos ensina o contrário! Vai entender essas bancas...

A insuficiência respiratória crônica é definida como a deterioração da função da troca gasosa do pulmão que se desenvolveu insidiosamente ou que tem persistido por um longo período após um episódio de insuficiência respiratória aguda. A ausência de sintomas agudos e a presença de acidose respiratória sugere a cronicidade da insuficiência respiratória. Duas causas de insuficiência respiratória crônica são a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças neuromusculares. Pacientes com estes distúrbios desenvolvem a tolerância a uma piora gradual da hipoxemia e da hipercapnia.

https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/12222/mod_resource/content/3/un01/top03p01.html

Sobre a Insuficiencia respiratoria aguda, responda sobre insuficiencia respiratória cronica…

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo