Julgue o item, referentes a aspectos gramaticais do texto. ...
Na linha 1, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a vírgula empregada após “atrativo” fosse deslocada para imediatamente depois de “lucrativo”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimentos de sintaxe e vírgula. O enunciado solicita que seja mantida a correção gramatical e a coerência textual, e não necessariamente o mesmo sentido (semântica).
Na frase original, a vírgula após “atrativo” indica uma oração subordinada adverbial causal. A retirada da vírgula é gramaticalmente possível, uma vez que essa oração está localizada após a oração principal, seguindo, assim, a sua posição natural. Além disso, a inserção da vírgula após “lucrativo” também é gramaticalmente possível, apesar de provocar alteração semântica.
A nova vírgula terá como efeito que “e as respostas do poder público têm se mostrado insuficientes para combatê-lo” não integrará mais valor adverbial em relação a “Leis brandas tornam o tráfico de fauna silvestre um crime atrativo”, mas sim passará a ter uma relação de oração coordenada sindética aditiva com o referido trecho inicial. Em outras palavras, o valor adverbial agora estará restrito a “já que o comércio é lucrativo”, de modo que a adição é referente à oração inicial, e não à causalidade dela.
Gabarito: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
vírgula novamente facultativa quando tem-se duas orações com dois sujeitos diferentes e a conjunção "e" unindo-as
consoante exposto na questão acima
"já que o comércio(sujeito) é lucrativo, e as respostas do poder público(sujeito)....
Gabarito: certo
Solicita-se julgamento da proposta de redação, preservando-se correção e coerência. Nada se fala acerca do sentido:
Na linha 1, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a vírgula empregada após “atrativo” fosse deslocada para imediatamente depois de “lucrativo”.
A passagem original está transcrita abaixo:
"Leis brandas tornam o tráfico de fauna silvestre um crime atrativo, já que o comércio é lucrativo e as respostas do poder público têm se mostrado insuficientes para combatê-lo."
A vírgula após "atrativo" demarca oração subordinada adverbial causal que se estende até o final da passagem ( ...já que o comércio é lucrativo e as respostas do poder público têm se mostrado insuficientes para combatê-lo.).
Por ser oração subordinada adverbial em posição natural (posposta à oração principal) a retirada da vírgula é gramaticalmente aceitável (embora mais agradável a passagem com sua presença). A utilização da mesma vírgula em nova posição, antecedendo a conjunção "e", isola a oração coordenada sindética aditiva que antes era parte da passagem adverbial. Embora modificado o sentido da estrutura (a oração aditiva estabelece agora relação com o todo, não mais apenas com a oração de valor causal), por possuir sujeito distinto, não há incorreção ou incoerência no uso da vírgula.
Gostei dos comentários dos colegas, mas gostaria que algum professor comentasse.
Ambos são professores.
Mds!
Português é um poço sem fundo!
:'-(
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo