Na fase de planejamento, o auditor deve considerar os testes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304201 Auditoria
Em relação às fases, aos objetivos e às técnicas de auditoria, julgue
os itens subsecutivos.
Na fase de planejamento, o auditor deve considerar os testes de observância que serão empregados para avaliar os controles internos estabelecidos pela administração auditada, a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as fases, objetivos e técnicas de auditoria, focando especialmente na fase de planejamento.

A alternativa correta é: C - certo.

Na fase de planejamento, o auditor desenvolve uma estratégia geral para a auditoria e um plano detalhado que orientará toda a execução do trabalho. Essa fase é crucial e envolve várias etapas, incluindo a consideração dos testes de observância. Esses testes têm como objetivo avaliar se os controles internos estabelecidos pela administração estão operando conforme esperado, proporcionando segurança sobre a confiabilidade dos registros e das informações financeiras.

Além disso, durante o planejamento, o auditor deve definir a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria que serão aplicados. Isso significa que o auditor deve decidir quais métodos e técnicas serão utilizados e qual a abrangência que esses procedimentos terão. Essa definição é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia da auditoria, evitando tanto a realização de testes desnecessários quanto a omissão de procedimentos essenciais.

Agora, vamos entender por que a alternativa E - errado não é adequada. A proposição apresentada no enunciado é precisa e reflete práticas comuns e recomendadas na auditoria. Se a alternativa fosse "errado", isso indicaria algum desvio ou incorreção nessa prática, o que não é o caso. O planejamento adequado, incluindo a consideração dos testes de observância e a definição da natureza e extensão dos procedimentos, é uma base sólida para uma auditoria bem-sucedida.

Compreender essas etapas e decisões é fundamental para um auditor, pois elas impactam diretamente na qualidade e confiabilidade dos resultados da auditoria. Uma boa estratégia de planejamento pode prevenir problemas futuros e garantir que a auditoria cubra todos os aspectos relevantes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETO

Segundo os professores Davi Barreto e Fernando Graeff, no livro Auditoria da editora Método, é na fase do planejamento que o auditor identifica seus objetivos e define os detalhes que conduzirão os trabalhos (cronograma, procedimentos, riscos...). A estratégia dos trabalhos é traçada, definindo a natureza, oportunidade e extensão dos exames para uma auditoria eficaz. Vale lembrar que o planejamento não é uma fase isolada do processo, e sim contínua e iterativa (feita de novo, repetida, reiterada - realizada inúmeras vezes).

Abs.

O controles são estabelecidos "pela" administração auditada? Não seria "para"?

A administração da empresa é responsável pela criaçãoimplantação e manutenção e monitoramento do sistema de controles internos, mas no caso da identificação de deficiência significativa durante a auditoria, o auditor deve comunicá-la tempestivamente e por escrito aos responsáveis pela governança.


Segundo NBC TI 01


12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna

12.2.1.1 –  O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os 

exames  preliminares  das áreas, atividades, produtos e processos, para 

definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo 

com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

[...]

12.2.3.2  –   Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de 

que os controles internos estabelecidos pela administração estão em

efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos 

funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem 

ser considerados os seguintes procedimentos:

a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

b)  observação  –  acompanhamento de processo ou procedimento 

quando de sua execução; e

c)  investigação e confirmação  –  obtenção de informações perante 

pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das 

operações, dentro ou fora da entidade.


Mesmo com os comentários dos amigos não estou convencida de que os testes de observância terão q ser estabelecidos na fase do planejamento. Não vi essa afirmação em nenhuma norma. CONFUSA! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo