O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é formado por um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245400 Fisioterapia
O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é formado por um conjunto de unidades, serviços e ações que interagem para um fim comum, com atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. Os princípios do SUS são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - integralidade, equidade e descentralização.

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é fundamentado em princípios que orientam suas ações e serviços. Para compreender essa questão, é essencial ter um bom entendimento desses princípios:

1. Integralidade: Este princípio refere-se à abordagem completa do cuidado à saúde, que deve considerar todos os aspectos das necessidades dos usuários. Significa que o SUS deve oferecer um conjunto de ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde em todos os níveis de complexidade.

2. Equidade: Este princípio está relacionado à justiça social, buscando diminuir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde. A equidade visa garantir que recursos sejam distribuídos de acordo com as necessidades de cada população, reconhecendo que grupos diferentes podem precisar de mais apoio para alcançar condições de saúde equivalentes.

3. Descentralização: A descentralização do SUS implica na transferência de poder decisório e operacional para unidades federativas, como estados e municípios, promovendo a gestão participativa e adaptada às especificidades regionais.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - universalidade, integralidade e desregionalização: Embora a universalidade e a integralidade sejam princípios do SUS, a desregionalização não é. Pelo contrário, o SUS adota a regionalização como forma de organizar os serviços de saúde de acordo com as características e necessidades de cada região.

B - universalidade, resolutividade, federalização: Novamente, a universalidade é um princípio correto, mas a federalização não é um princípio do SUS. O termo correto seria descentralização, que busca justamente distribuir a gestão do SUS entre diferentes níveis de governo, não concentrando as decisões em um único nível federal.

D - equidade, descentralização e não participação dos cidadãos: A participação dos cidadãos é, na verdade, um pilar fundamental do SUS, assegurada por meio de conselhos e conferências de saúde. Portanto, a "não participação" está incorreta.

E - centralização, participação dos cidadãos, complementariedade do setor privado: A centralização contraria o princípio da descentralização. Enquanto a participação dos cidadãos é correta, a ênfase está errada quanto ao foco principal do modelo de gestão do SUS.

Esses princípios são fundamentais para entender o funcionamento e os objetivos do SUS e são frequentemente abordados em questões de concursos públicos na área de saúde, especialmente para fisioterapeutas e outros profissionais da saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) integralidade, equidade e descentralização.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo