De acordo com a Resolução nº 724/2022, que dispõe sobre o Có...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão, devemos ter um bom entendimento da Resolução nº 724/2022, que trata do Código de Ética e Processo Ético na área farmacêutica. Esse conhecimento é fundamental para identificar práticas corretas e identificar a alternativa que apresenta uma informação incorreta.
Alternativa correta: D
A alternativa D está INCORRETA porque, embora o farmacêutico tenha o direito de utilizar mídias sociais para divulgar informações científicas, é importante que essas informações sejam de caráter educativo, sem cunho promocional. O uso das mídias deve ser responsável e focado em promover a saúde e a segurança do paciente, mas não pode ser utilizado para promoção pessoal ou comercial, o que é uma infração ética.
Análise das alternativas incorretas:
A - A interferência de terceiros, especialmente em casos onde o farmacêutico não é o proprietário, não deve prejudicar a autonomia técnica do farmacêutico. A alternativa está correta ao reforçar a importância dessa autonomia no exercício profissional.
B - É um direito do farmacêutico interagir com outros profissionais para garantir a legibilidade e compreensão de prescrições. Isso assegura o adequado entendimento e administração dos medicamentos, confirmando que a alternativa está correta.
C - O farmacêutico deve ser fiscalizado por órgãos competentes, como conselhos regionais e agências de vigilância sanitária. No entanto, a especificação de que essa fiscalização deve ser feita por farmacêuticos é uma prática comum, mas não obrigatória, portanto, a alternativa está correta ao mencionar essa possibilidade.
E - O farmacêutico tem o direito de recorrer ao Conselho Regional de Farmácia (CRF) em caso de coação que prejudique o cumprimento de suas obrigações legais. Isso é uma proteção importante no exercício de sua profissão, tornando a alternativa correta.
Por meio dessa análise, fica claro que a única alternativa que apresenta uma prática inadequada é a D. Isso reforça a importância de entender as nuances do Código de Ética para garantir o cumprimento das normas profissionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito D sem cunho promocional
questão B misturou tudo pra enganar o sentido da frase mais está correta
exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição; (Art. 11, inciso III)
Art 12: É direto do farmacêutico:
XIII - utilizar as mídias sociais na divulgação de informações cientificas, baseadas em evidências, nos limites legais e regulamentares, que esclareçam a população sobre o uso racional de medicamentos e abordem temas que promovam a saúde e a segurança do paciente, sem cunho promocional;
Pessoalidade e serviço público não combinam, a não ser para políticos em época de eleição.
Ressalva para a alternativa E) que dá margem ao entendimento de que o direito de recorrer ao CRF quando impedido de cumprir a legislação relativa ao exercício profissional é apenas do farmacêutico, quando na verdade trata-se de um direito de todos os inscritos no CRF.
Art. 13 - É direito de todos os inscritos no CRF:
VI - recorrer ao CRF, de forma fundamentada, quando impedido de cumprir o presente código, a legislação do exercício profissional e as resoluções, decisões e pareceres normativos emanados do CFF, bem como do CRF e de demais autoridades;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo