Quando um músculo espástico é estirado passivamente e de fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245402 Fisioterapia
Quando um músculo espástico é estirado passivamente e de forma lenta, a resistência diminui em um ponto específico na faixa do movimento e essa resposta representa um sinal. Qual o nome dado a esse sinal?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Sinal do canivete.

O sinal do canivete é uma característica observada em músculos espásticos. Quando um músculo espástico é estirado passivamente de forma lenta, inicialmente há uma resistência ao movimento, mas, após um ponto específico, essa resistência diminui abruptamente, semelhante ao fechamento de um canivete. Este fenômeno é típico de pacientes com lesões do neurônio motor superior e está associado à espasticidade, um aumento no tônus muscular que é dependente da velocidade do estiramento.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Sinal de Babinski: Este sinal é um reflexo cutâneo plantar anormal em que a estimulação da planta do pé resulta na dorsiflexão do hálux e uma resposta em leque dos outros dedos. É indicativo de lesão do trato corticoespinhal, mas não está relacionado com a espasticidade ou com o fenômeno descrito na questão.

B - Sinal de Tinel: É um teste clínico utilizado para identificar irritação dos nervos. O sinal é positivo quando a percussão leve sobre um nervo provoca uma sensação de formigamento na área inervada por esse nervo. Não está relacionado ao estiramento muscular ou espasticidade.

C - Sinal de Lhermitte: Este sinal é uma sensação de choque elétrico que desce pela coluna vertebral e irradia para os membros superiores ou inferiores ao flexionar o pescoço. É frequentemente associada a esclerose múltipla, mas não é relevante para o contexto de espasticidade muscular.

E - Sinal da roda denteada: Este sinal é uma resistência interrompida ao movimento passivo em articulações, semelhante ao movimento de uma roda dentada. É tipicamente associado ao parkinsonismo e não à espasticidade.

Entender os sinais neurológicos é essencial para identificar corretamente as condições clínicas associadas. Cada sinal tem seus contextos específicos e significados clínicos que ajudam no diagnóstico diferencial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa D

Sinal do canivete - característica espástica do tônus (Ex.: AVC)

Sinal da roda denteada - característica plástica do tônus (Ex.: Doença de Parkinson)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo