Na delegação da prestação de serviço público, não ocorre a ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão aborda a delegação da prestação de serviço público por meio de concessão, um conceito importante no Direito Administrativo. A concessão é uma forma pela qual o poder público delega a execução de um serviço a um particular, mantendo a titularidade desse serviço. Para resolver essa questão, é necessário entender como funciona o processo de concessão e quais são suas características de acordo com a legislação vigente.
A alternativa C é a correta: "comporta processo de licitação nas modalidades concorrência ou diálogo competitivo para a escolha do prestador do serviço". De acordo com a Lei nº 14.133/2021, que regula as licitações e contratos administrativos, a concessão de serviços públicos deve ser precedida por licitação, geralmente na modalidade de concorrência, que é o procedimento padrão para concessões. A modalidade de diálogo competitivo pode ser usada em casos específicos, nos termos do art. 32 da lei.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A: "tem como objeto apenas a prestação de serviços". Esta afirmativa é incorreta. A concessão pode ter como objeto não apenas a prestação de serviços públicos, mas também a execução de obra pública, conforme previsto na legislação.
B: "compreende a delegação da execução do serviço pelo poder concedente à pessoa física ou à pessoa jurídica". Essa alternativa está incorreta porque, em concessões, a delegação de serviços públicos é feita para pessoas jurídicas ou consórcios de empresas, não para pessoas físicas, conforme estipulado na legislação.
D: "é formalizada por contrato que não apresenta prazo de duração da prestação do serviço, pois trata-se de um instrumento precário". Esta alternativa está incorreta, pois a concessão é formalizada por contrato administrativo, que deve ter um prazo determinado. Trata-se de um contrato com segurança jurídica, ao contrário do que afirmam os instrumentos precários, como as permissões.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resposta está no fim da lei 14. 133:
Art. 179. Os incisos II e III do caput do art. 2º da , passam a vigorar com a seguinte redação:
concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
A Lei nº 8987 é a que trata da concessão e permissão. Então, o que a lei fez foi ajustar o art. 2º da Lei 8987 para incluir o diálogo competitivo.
A tem como objeto apenas a prestação de serviços (F)
B compreende a delegação da execução do serviço pelo poder concedente à pessoa física ou à pessoa jurídica (Não incluir pessoa física)
C comporta processo de licitação nas modalidades concorrência ou diálogo competitivo para a escolha do prestador do serviço (V)
D é formalizada por contrato que não apresenta prazo de duração da prestação do serviço, pois trata-se de um instrumento precário (F, tem prazo)
A letra A me parece incompleta mas não pude entender o erro....
Permissão que inclui pessoa f´sicia
A concessão é feita por concorrência ou diálogo competitivo.
BIZU: CON CON COM.
CONcessão => CONcorrência ou Diálogo COMpetitivo.
~~~~~~ Deus está analisando o quanto você realmente quer isso, não pare.
Qual o erro da B?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo