A respeito de gerência de configuração de software, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156926 Engenharia de Software

A respeito de gerência de configuração de software, julgue o item subsecutivo.


A integração contínua no GitHub Actions é configurada manualmente em cada repositório, e os workflows são executados apenas quando o código é aprovado por uma revisão de código.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão sobre gerência de configuração de software com foco na integração contínua utilizando o GitHub Actions, é essencial entender o conceito de integração contínua e como ela funciona dentro do contexto de um sistema de controle de versão como o GitHub.

A integração contínua é uma prática de desenvolvimento de software em que membros da equipe integram seu trabalho frequentemente, geralmente cada pessoa integra pelo menos uma vez por dia. Cada integração é verificada por uma construção automática (incluindo teste) para detectar erros de integração o mais cedo possível. Isso leva a uma redução de problemas futuros e a uma maior garantia de qualidade do software.

O GitHub Actions é uma plataforma de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) que permite automatizar fluxos de trabalho de desenvolvimento de software diretamente em repositórios do GitHub. Os workflows são processos automáticos definidos em arquivos YAML que estipulam quando, como e quais ações devem ser executadas.

Agora, vamos analisar a afirmação dada na questão:

Foi dito que "A integração contínua no GitHub Actions é configurada manualmente em cada repositório, e os workflows são executados apenas quando o código é aprovado por uma revisão de código."

Justificativa para a alternativa correta (E - errado):

A afirmação está incorreta porque, no GitHub Actions, os workflows podem ser configurados para serem disparados por diversos eventos, não apenas pela aprovação de uma revisão de código. Eles podem ser executados, por exemplo, a cada push, pull request, ou em intervalos agendados de tempo. A configuração manual em cada repositório é necessária, mas não se restringe apenas a quando o código é aprovado.

Dessa forma, limitar a execução apenas à aprovação em revisão de código não reflete a flexibilidade e a capacidade de personalização que o GitHub Actions oferece.

Conclusão: A alternativa correta é E - errado porque a afirmação não considera todos os casos em que um workflow pode ser executado no GitHub Actions.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A integração contínua (CI) é uma prática de desenvolvimento de software em que os desenvolvedores integram seu código frequentemente em um repositório compartilhado, com verificações automatizadas (como builds e testes) para identificar erros rapidamente. No GitHub Actions, uma plataforma de CI/CD integrada ao GitHub, os workflows de integração contínua são definidos por meio de arquivos de configuração no formato YAML, localizados no diretório .github/workflows de um repositório. Esses arquivos precisam ser criados e configurados pelos desenvolvedores para cada repositório que deseja utilizar o GitHub Actions. Não há uma configuração automática ou global que se aplique a todos os repositórios de uma conta ou organização; a configuração é, portanto, manual e específica para cada repositório.

Conclusão desta parte: Verdadeira.

Os workflows no GitHub Actions são acionados por eventos definidos na configuração YAML, como push (envio de código para uma branch), pull_request (abertura ou atualização de um pull request), issue (criação ou edição de uma issue), entre outros. Uma prática comum é configurar workflows para executar testes automatizados assim que um pull request é aberto ou atualizado, antes mesmo de qualquer revisão de código, permitindo que os desenvolvedores obtenham feedback imediato. Embora seja possível configurar um workflow para ser executado apenas após a aprovação de uma revisão (por exemplo, usando eventos como pull_request_review ou combinando com regras de proteção de branch), isso não é o padrão nem uma limitação do GitHub Actions. Os workflows podem ser disparados por diversos eventos, dependendo da configuração escolhida, e não estão restritos a executar "apenas" após a aprovação de uma revisão de código.

Conclusão desta parte: Falsa.

A afirmação é composta por duas partes conectadas pela conjunção "e", o que implica que ambas devem ser verdadeiras para que o item como um todo seja considerado correto. Embora a primeira parte seja verdadeira, a segunda contém uma imprecisão significativa, pois os workflows no GitHub Actions não se limitam a executar apenas após a aprovação de uma revisão de código. Assim, a afirmação, em sua totalidade, não é completamente correta.

Resposta: Falso

Fonte: Grok3

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo