Um Escritório de Projetos (Project Management Office, PMO) é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FADESP Órgão: MPE-PA
Q1212474 Engenharia de Software
Um Escritório de Projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são distribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Dentre os objetivos abaixo, aquele que não se enquadra nos objetos de um PMO dentro de uma organização é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: D

Um Escritório de Projetos (PMO) tem um papel estratégico dentro das organizações ao facilitar e padronizar o gerenciamento de projetos e programas. A área de conhecimento necessária para resolver essa questão engloba a compreensão das funções e responsabilidades típicas de um PMO em um ambiente de gestão de projetos.

As alternativas A, B e C descrevem responsabilidades que estão alinhadas com os objetivos de um PMO. A alternativa A fala sobre gerenciar mudanças de escopo em um nível de programa, considerando as oportunidades para atingir objetivos de negócios. A alternativa B menciona a otimização de recursos compartilhados, algo muito comum nos objetivos de um PMO. A alternativa C destaca a gestão das metodologias, padrões globais de risco/oportunidade e as interdependências entre projetos, tudo isso em um nível empresarial.

A alternativa D, por sua vez, refere-se especificamente ao gerenciamento das restrições de projetos individuais (escopo, cronograma, custo, qualidade, etc.). Esta é uma responsabilidade que geralmente é alocada aos gerentes de projetos, e não ao PMO. Embora o PMO possa estabelecer padrões e fornecer orientações, a execução e gerenciamento das restrições diárias de um projeto individual estão fora do escopo típico de suas funções centrais. O PMO é mais voltado para a coordenação e o alinhamento estratégico dos projetos à estratégia da empresa, fornecendo suporte, supervisão, e integração entre os projetos e programas da organização.

Portanto, a alternativa D está correta porque o gerenciamento de restrições de projetos individuais (escopo, cronograma, custo, qualidade, etc.) é uma tarefa para os gerentes de projetos, e não uma função central de um PMO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D - Gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade, etc.) dos projetos individuais. 

Gerenciar restrições, como escopo, cronograma, custo e riscos dos projetos individuais. Tudo isso é prerrogativa do GERENTE DE PROJETOS.

PMO (Escritório de Projetos): é uma unidade central que coordena, apoia e gerencia os projetos, podendo executá-los diretamente. Padroniza procedimentos, orientando os gerentes de projetos técnica e metodologicamente, além de dar SUPORTE à alta administração. Tem relacionamento direto com todos os projetos da empresa, seja prestando consultoria e treinamento, seja efetuando auditoria e acompanhamento do desempenho. 

- É uma unidade organizacional CENTRALIZADA que supervisiona o gerenciamento de projetos e programa de toda a organização. 

- O PMO se encarrega da manutenção e arquivamento da documentação dos projetos para referência futura. 

- Avalia o desempenho dos projetos ativos e sugere ações corretivas. 

- O PMO é o responsável por gerenciar os objetivos, recursos ao longo dos projetos e as interdependências de todos os projetos dentro da autoridade dos PMOs. 

Conforme o PMBOK, um escritório de gerenciamento de projetos é “uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas" [1]. Nesse contexto, há vários tipos de estruturas de escritórios a depender do grau de controle e influência nos projetos. O PMBOK elenca os tipos a seguir. 

1.       De SUPORTE (SUPORTIVO) - possui nível de controle baixo e papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos e atuando como um repositório de projetos [1]. 

2.       De CONTROLE:  possui nível de controle médio e papel de suporte, exigindo a conformidade com as metodologias de gerenciamento de projetos, estruturas de governança, ferramentas e etc [1].  

3.       DIRETIVOpossui nível de controle alto e papel de gerenciamento direto do projeto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo