Expectativas de que haja queda substancial da taxa de juros ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Note que a questão não menciona que a taxa de juros foi efetivamente reduzida, apenas que há mera expectativa de que isso ocorra. Portanto, a expectativa de que haja queda futura na taxa de juros faz com que os consumidores aguardem para demandar os imóveis, deslocando a atual curva de demanda para baixo e para a esquerda.
Ou seja, apenas quando efetivamente ocorrer a diminuição da taxa de juros é que haverá um aumento na demanda, não bastando a mera expectativa.
Pode-se fazer um paralelo com expectativas de aumento de impostos. Se o governo, por exemplo, afirmar que vai aumentar o IPI de automóveis, a procura por estes bens aumentará até o momento que ocorrer a efetiva elevação de preços.
O erro da questão reside tão somente em afirmar que a curva da demanda será deslocada para cima e para a direita.
Portanto, o correto será o deslocamento ao longo da curva da demanda.
Bons estudos.
Alterações no preço causam alterações ao longo da curva.
-Renda (bens inferiores e normais)
-Gostos
-Preço dos bens relacionados (bens substitutos e complementares)
-Expectativas
Esses são os fatores que podem determinar o deslocamento da curva de demanda. Então, como na questão diz que existe uma expectativa de que haja uma queda na taxa de juros, logo estamos falando em deslocamento da curva de demanda. Na verdade, como o enunciado não menciona que tal expectativa será para o momento, então a curva será deslocada para baixa e esquerda, pois os consumidores irão se resguardar para o momento oportuno para a compra do imóvel. Caso contrário, ou seja, se na assertiva frisasse que a expectativa de queda na taxa de juros no mês de fevereiro de 2013 e afirmasse que a curva de demanda no mês de fevereiro seria deslocada para cima e direita, então a questão estaria correta.
Só lembrando que o deslocamento da curva de demanda não está associada a variação dos preços, mas sim de quaisquer outras variações.
Bons estudos.
Uma redução nas taxas de juros sobre financiamentos de longo prazo gera um aumento na expectativa da população quanto à aquisição de uma casa própria.
Recentemente, temos visto que a queda da SELIC somada ao fim do decaimento do FCVS tem provocado um aumento abundante da oferta de financiamentos.
Essa queda da taxa de juros, tem também contribuído para que haja um aumento na demanda por casa própria. Observe que houve uma queda no preço do financiamento, mas não no preço do imóvel. Portanto, essa queda no preço do financiamento induz a uma mudança nas expectativas para a aquisição do imóvel (que, em princípio, mantém seu preço constante). Essa mudança nas expectativas gerará um deslocamento na curva de demanda por imóvel.
É importante destacar que se a questão falasse em mudança no preço do imóvel haveria um deslocamento sobre a curva de demanda. No entanto, ela fala em alteração da taxa de juros e isso provoca uma mudança nas expectativas.
Sendo assim, solicito que a questão tenha seu gabarito modificado e seja considerado CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo