O transtorno fonológico é definido como uma alteração encont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059618 Fonoaudiologia
O transtorno fonológico é definido como uma alteração encontrada no sistema fonológico de um indivíduo e pode ser caracterizado por: substituições, omissões e ou distorções dos sons da fala. Essas alterações podem estar relacionadas às dificuldades com a organização das regras fonológicas da língua, o que caracterizaria uma dificuldade cognitivolinguística, com a percepção auditiva dos sons e/ou com a produção dos mesmos.
O transtorno fonológico no DSM-V foi chamado de Transtorno dos Sons da Fala. Por definição, envolve tanto os distúrbios fonológicos quanto o de produção ou articulação dos sons da fala. Pessoas com manifestações de transtorno fonológico apresentam alterações que comprometem a inteligibilidade da fala. Diante da variabilidade, faz-se necessário um diagnóstico diferencial.
Diante do exposto, analise as asserções a seguir:

I. Crianças que apresentam processos fonológicos típicos de crianças mais novas, cujos processos permanecem além do período esperado, estes são chamados de atraso fonológico, enquanto os que apresentam erros sistemáticos, mas típicos, são chamados de erros fonológicos consistentes.
PORQUE
II. Crianças que apresentam erros que não são comuns ao desenvolvimento e inconsistentes, são identificados como distúrbio fonológico inconsistente, enquanto as crianças que apresentam alterações apenas articulatórias relativas à falta de precisão na produção dos sons da fala, são chamadas de distúrbios articulatórios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
Alternativas