Considere as seguintes afirmativas em relação aos diferente...
1. Os isolécitos ou oligolécitos possuem muito vitelo distribuído de modo desigual na célula, formando uma região chamada de polo animal. Esse tipo de óvulo ocorre nos anfíbios e alguns peixes.
2. Os telolécitos são óvulos grandes, com muito vitelo distribuído de forma desigual na célula. Esse tipo de óvulo ocorre nos répteis, aves e alguns peixes.
3. Os heterolécitos possuem pouco vitelo, homogeneamente distribuído pelo citoplasma. Esse tipo de óvulo ocorre nos equinodermos e cefalocordatos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B - É correta apenas a afirmativa 2.
A questão aborda o tema da classificação dos óvulos com base na quantidade e distribuição de vitelo (reserva nutritiva) que eles possuem. Essa classificação é relevante para a compreensão de como ocorre o desenvolvimento embrionário em diferentes grupos de animais. Vamos analisar a alternativa correta:
Afirmativa 2: Os óvulos telolécitos ou megalecíticos são caracterizados por possuírem uma grande quantidade de vitelo, o qual é distribuído de forma desigual. Eles são típicos de animais cujos embriões se desenvolvem fora do corpo materno, necessitando de um aporte nutricional substancial, armazenado no próprio óvulo. Esse tipo de óvulo é encontrado em répteis, aves e em alguns peixes, como os elasmobrânquios (tubarões e raias). Assim, a afirmativa 2 é correta.
É importante notar que as afirmativas 1 e 3 contêm erros na descrição dos tipos de óvulos. Os óvulos isolécitos ou oligolécitos possuem uma quantidade moderada de vitelo distribuído de maneira relativamente uniforme, e não de modo desigual como mencionado. Eles são encontrados em anfíbios e alguns peixes, mas a descrição de sua distribuição de vitelo está incorreta na afirmativa. Já os óvulos heterolécitos (também conhecidos como mesolécitos) possuem uma quantidade moderada de vitelo e uma distribuição desigual, o que contraria a descrição da afirmativa 3 de que teriam pouco vitelo e distribuição homogênea. Estes são encontrados em moluscos, anelídeos e alguns vertebrados, como os próprios anfíbios.
Compreendendo essas características, você consegue classificar corretamente os óvulos segundo a quantidade e distribuição do vitelo e, consequentemente, acertar questões como essa em seu concurso.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
Corrigindo :
1- Os isolécitos ou oligolécitos possuem pouco vitelo encontrado em mamíferos e equinodermos
3- Os heterolécitos possuem pouco vitelo. Esse tipo de óvulo ocorre nos anfíbios, molusco e anelídeos.
Ambos tem clivagem holoblástica sendo o isolécito (total) e o heterolécito ( parcial)
Ovos telolécitos ou megalécitos
Esses ovos são encontrados nos moluscos cefalópodes (polvo e lula), na maioria dos peixes, nos répteis, nas aves e nos mamíferos monotremados (ornitorrinco e équidna). O embrião se desenvolve, principalmente, fora do corpo da fêmea.
Letra B.
Os ovos isolécitos ou oligolécitos apresentam pouco vitelo. Ex: mamíferos, exceto ornitorrinco e equidna; invertebrados marinhos; equinodermos e anfioxo;
Ovos heterolécitos ou mesolécitos apresentam quantidade intermediária de vitelo. Ex: platelmintos, anfíbio, molusco, alguns tipos de peixes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo