Abaixo estão vários pares formados por um substantivo seguid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q625745 Português
      Texto 1 – Coordenação entre órgãos gestores

      Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade.

      O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados.

      Nesses casos, passam a exigir ações mais criativas e diferenciadas, devendo ser planejadas por equipes de técnicos especializados, com a parceria das universidades.

      O gerenciamento de acidentes de trânsito, como a velocidade que se desfaz o local de uma batida numa via estrutural, envolve o uso de equipamentos especiais, como helicópteros, e de pessoal devidamente treinado para isso. É crucial haver integração e coordenação entre os órgãos gestores da mobilidade urbana, para solucionar rapidamente as demandas dessa natureza.

      Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada, de informação relevante e bem veiculada em várias mídias, de agentes de trânsito devidamente preparados, de cavaletes e indicação dos desvios possíveis, para diminuir os impactos negativos.

      Podemos fazer analogia com um infarto e um AVC, que impedem o fluxo de sangue e exigem providências urgentes para que a pessoa não morra. O mesmo fenômeno ocorre com o trânsito, para que o fluxo seja restabelecido o mais rápido possível.

                                              (Eva Vider, O Globo, 9/10/2015 - adaptado) 
Abaixo estão vários pares formados por um substantivo seguido de um adjetivo; o par em que o significado do adjetivo mostra-se inadequado é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ação diferenciada não necessariamente tem que divergir de uma ideia previamente consolidada. Pode ser uma ação mais ampla, mais abrangente feita por pessoas capacitadas.

Gabarito: C

Diverge: aparta; discorda; separa.
Divergir: v.i. afastar(-se), de maneira progressiva, uma coisa de outra coisa. 

Diferenciado é algo especial, atípico, destacado.

Ações diferenciadas são ações diferentes, mas com o mesmo objetivo. Portanto não são ações divergentes.

Letra : C

Gabarito: C. 
"ações diferenciadas" é distinto de "ações diferentes/divergentes". Vejamos as seguintes alterações na alternativa C, para compreender o porquê de ela estar certa: 

"ações diferenciadas / referente a alguma coisa que difere (mas não necessariamente diverge) de outra" e "ações diferentes / referente a alguma coisa que difere (e que necessariamente diverge) de outra".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo