La interculturalidad se basa en la necesidad de comprender l...
La interculturalidad se basa en la necesidad de comprender lo diferente de cada cultura y asumir la posibilidad de la convivencia democrática en tanto el “otro” representa una alteridad no asimilable, ni unificable, sino inmersa en su propia condición histórica como sujeto de enunciación. De esta manera, la interculturalidad implica, por un lado, la convivencia democrática entre grupos y culturas nacionales, el reconocimiento de las diferencias y la paridad de derechos, el respeto a las diferencias y su integración sin anularlas (FLEURI, 2003) y, por último, la necesidad de salir del etnocentrismo.
BUGNONE, A.L., CAPASSO, V.C. Reflexiones y aportes para pensar la cultura en la enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras, in Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. 55.3, 2016. p. 681.
En lo que se refiere a interculturalidad, señale la alternativa correcta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Tema da questão: A questão está centrada no conceito de interculturalidad (interculturalidade), que é fundamental no ensino de línguas estrangeiras. Este conceito se refere à interação entre diferentes culturas, promovendo o reconhecimento e o respeito pelas diferenças culturais, e evitando a imposição de uma cultura sobre outra.
Análise da alternativa correta (A): A alternativa A afirma que, na prática da ensino de uma língua estrangeira, ocorre um possível encontro e interação entre duas culturas diferentes. Isso está de acordo com o conceito de interculturalidade, que busca incentivar a convivência democrática e o respeito mútuo entre diferentes grupos culturais. Esta interação é essencial para o aprendizado efetivo e enriquecedor de línguas.
Justificativas das alternativas incorretas:
B: Esta alternativa sugere a fusão das identidades culturais em uma única identidade. Isso vai contra a ideia de interculturalidade, que preza pela preservação das diferenças culturais e não a sua unificação.
C: A afirmação de que os aprendentes eliminam significados ao construir conhecimento dentro de suas próprias culturas contradiz o respeito às diferenças culturais. Na interculturalidade, busca-se a adição e a troca de significados, não a eliminação.
D: Esta alternativa descreve o etnocentrismo, que é justamente o oposto da interculturalidade. O uso de uma cultura própria como medida para julgar outras leva à desvalorização do diferente, enquanto a interculturalidade promove o respeito e a valorização das diversas culturas.
E: A ideia de que a interculturalidade envolve a assimilação de uma cultura por outra, resultando na perda de características próprias, é errônea. A interculturalidade defende a integração sem anulação das características culturais individuais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo