A restauração como uma disciplina autônoma emerge no século...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447536 Arquitetura
A restauração como uma disciplina autônoma emerge no século XIX motivada, dentre outros fatores, pelo avanço da urbanização da Europa Ocidental e consequentes mudanças nos tecidos urbanos preexistentes. Nesse contexto, surgem inicialmente duas concepções que podem ser definidas como: “Restauro estilístico”, em que o interesse maior das intervenções era restituir uma unidade estilística à obra, que não precisava, necessariamente, ter existido antes; e o “Restauro romântico”, que, por outro lado, pregava um respeito profundo ao monumento, cultuava a ruína e defendia a não intervenção nas edificações. Os restauradores que formularam tais concepções foram, respectivamente: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Viollet-le-Duc e John Ruskin

Vamos entender o contexto histórico e conceitual da questão. A restauração como disciplina autônoma emergiu no século XIX, um período marcado pelo avanço da urbanização da Europa Ocidental. Esse fenômeno trouxe mudanças significativas nos tecidos urbanos preexistentes e, consequentemente, nas formas de se lidar com a preservação do patrimônio arquitetônico.

Nesse cenário, destacaram-se duas concepções principais de restauração:

  • Restauro estilístico: Defendido por Viollet-le-Duc, essa abordagem visava restituir uma unidade estilística à obra, mesmo que essa unidade nunca tenha realmente existido antes. O objetivo era criar uma forma idealizada do edifício, muitas vezes adicionando elementos que nunca estiveram presentes originalmente.
  • Restauro romântico: Defendida por John Ruskin, essa concepção pregava um profundo respeito pelo monumento em sua condição existente, valorizando até mesmo as ruínas e defendendo a mínima intervenção possível nas edificações.

Com base nessas definições, a alternativa correta é a Alternativa C, que menciona Viollet-le-Duc e John Ruskin como os formuladores das concepções de "Restauro estilístico" e "Restauro romântico", respectivamente.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

  • Alternativa A: Viollet-le-Duc e Riegl. Viollet-le-Duc realmente está associado ao restauro estilístico, mas Alois Riegl está associado a conceitos de valor histórico e não ao restauro romântico especificamente.
  • Alternativa B: John Ruskin e Giovannoni. John Ruskin realmente é o defensor do restauro romântico, mas Gustavo Giovannoni está mais associado à teoria do restauro científico do século XX.
  • Alternativa D: Camillo Boito e Cesare Brandi. Ambos são teóricos importantes no campo da restauração, mas não estão diretamente relacionados aos conceitos de restauro estilístico e restauro romântico do século XIX.

Espero que essa explicação tenha clarificado para você o tema da questão e os motivos pelos quais a alternativa correta é a Alternativa C. Se precisar de mais alguma orientação, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eugène Viollet-le-Duc => restauração estilística (Intervencionista)

John Ruskin => restauração romântica (Anti-intervencionista)

Camillo Boito => restauro “científico” ou “filológico”, 

Gustavo Giavannonni => restauro científico.

Cesare Brandi => restauro crítico

Letra C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo