O trabalho em equipe multidisciplinar requer clareza sobre o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: NC-UFPR Órgão: SES-PR Prova: NC-UFPR - 2009 - SES-PR - Psicólogo |
Q670279 Psicologia
O trabalho em equipe multidisciplinar requer clareza sobre os possíveis problemas éticos que podem ocorrer. Acerca disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C: "O atendimento continuado de crianças e adolescentes só deve ocorrer após consentimento do responsável."

Vamos analisar o tema da questão, que envolve ética no trabalho em equipe multidisciplinar. Os psicólogos frequentemente trabalham em contextos onde interagem com profissionais de outras áreas, o que exige uma compreensão clara sobre questões éticas e legais, especialmente no que se refere à confidencialidade e consentimento informado.

Alternativa C é correta porque, segundo a legislação e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia, o atendimento a crianças e adolescentes exige o consentimento dos responsáveis legais. Isso é fundamental para assegurar a proteção dos direitos da criança e do adolescente, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - "O psicólogo não compartilhará de informações confidenciais com outros profissionais." Esta alternativa está errada porque, em um ambiente multidisciplinar, é possível compartilhar informações, desde que haja o consentimento do cliente ou quando for necessário para o atendimento. O sigilo não é absoluto e pode ser flexibilizado em situações específicas.

B - "O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos de outro profissional da área quando julgar que o cliente apresenta risco de suicídio." Embora a intervenção em situações de risco seja urgente, o correto é comunicar e coordenar com o profissional responsável, respeitando a ética e a autonomia de cada profissional envolvido.

D - "O psicólogo terá de prestar informações confidenciais quando chamado a depor em juízo." Isto é falso. O psicólogo deve proteger o sigilo profissional, e só deve revelar informações quando autorizado pelo cliente ou em situações excepcionais determinadas por lei.

E - "O registro das informações no prontuário do cliente atendido por uma equipe interdisciplinar deve ser completo e detalhado." Os registros devem ser concisos e pertinentes, protegendo informações sensíveis e respeitando o sigilo profissional.

Assim, a alternativa C é a única que respeita os princípios éticos e legais pertinentes ao trabalho do psicólogo em equipe multidisciplinar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão pode ser anulada.

Codigo de ética do psicólogo diz:

Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança,
adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de
ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da
legislação vigente:
§1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o
atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;

 

 

A alternativa correta, na minha concepção, é a letra a (de acordo com o art. 6º do código de ética)

ITEM A - ERRADO

Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais

não psicólogos:

a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação;

b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

Carla Ramos, acho que a letra A é incorreta, pois como está escrito acima, no item b,o art. 6 permite compartilhar informações relevantes. Elemento que o item A exclui ao afirma que não é permitido o compartilhamento de informações entre profissionais.

ITEM B - ERRADO

O código de Ética não faz qualquer menção a casos de suicídio e intervenção de outros profissionais. Contudo, o item A do artigo 6° coloca: a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação. Um caso de suicídio poderia entrar aqui, mas não é específico ao suicídio.

ITEM C - CORRETO.

O item C está de acordo com dois artigos do código de ético, mesmo que nos artigos haja especificações, elas não o tornam errado.

Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.

Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

ITEM D e E - ERRADO

O código ao mencionar a prestação de serviços sempre coloca que apenas as informações estritamente necessárias serão repassadas.

Nao concordo com o gabarito! Não é permitido o compartilhamento de informações confidencias. De acordo o código de ética devem ser compartilhadas apenas as informações relevantes para o caso!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo