Considerando as disposições do Código de Ética Odontológica,...
É vedado aos técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal resguardar segredo profissional.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Vamos entender melhor por que a alternativa correta é "E - errado".
Os técnicos em saúde bucal (TSB) e os auxiliares em saúde bucal (ASB) fazem parte da equipe odontológica e, de acordo com as disposições do Código de Ética Odontológica, eles têm deveres e responsabilidades que devem ser seguidos para garantir a ética e a qualidade no atendimento odontológico.
Um dos princípios fundamentais do Código de Ética Odontológica é o respeito ao segredo profissional. Esse princípio se aplica a todos os membros da equipe odontológica, incluindo os TSBs e ASBs. Portanto, é obrigatório que esses profissionais resguardem o segredo profissional. Eles não podem, de forma alguma, divulgar informações confidenciais dos pacientes, salvo em situações previstas pela lei.
Agora, analisando a questão:
A questão afirma que "É vedado aos técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal resguardar segredo profissional". Isso significa que, segundo a questão, esses profissionais não poderiam manter segredo profissional, o que está em desacordo com o Código de Ética Odontológica.
Por isso, a afirmação está errada, já que, na verdade, é obrigatório para esses profissionais manter o segredo profissional.
Concluindo, a alternativa correta é "E - errado" porque, de acordo com o Código de Ética Odontológica, os técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal devem resguardar segredo profissional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA Aprovado pela Resolução CFO-118/2012
Art. 7º. Constituem direitos fundamentais dos técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal:
I - executar, sob a supervisão do cirurgião-dentista, os procedimentos constantes na Lei nº 11.889/2008 e nas Resoluções do Conselho Federal;
II - resguardar o segredo profissional; e,
III - recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo