As coberturas, como os pisos, são sistemas de componentes h...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447545 Arquitetura
As coberturas, como os pisos, são sistemas de componentes horizontais. Entretanto, enquanto os pisos fornecem plataformas planas, as coberturas, na maioria das vezes, são geradas por diferentes planos inclinados que se interseccionam formando cumeeiras, rincões ou espigões. Quando duas superfícies de coberturas inclinadas se interseccionam formando ângulos internos, por meio dos quais a água da chuva é escoada, temos a formação 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - de um rincão.

Vamos entender por que a alternativa "C - de um rincão" é a correta, bem como as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.

Coberturas e Interseções: As coberturas das construções são elementos fundamentais que, além de protegerem o interior da edificação, também contribuem para a estética e estrutura do edifício. Diferentemente dos pisos, que são plataformas planas, as coberturas frequentemente são formadas por planos inclinados. Quando esses planos inclinados se encontram, diversos elementos podem ser formados, como cumeeiras, rincões e espigões.

Rincão: É a interseção de duas superfícies inclinadas de um telhado que forma um ângulo interno. Esse ângulo interno é importante porque direciona o escoamento da água da chuva, evitando infiltrações e danos à estrutura. Portanto, a definição fornecida na questão refere-se claramente a um rincão.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Oitão: O oitão é a parte superior de uma parede lateral ou de fachada que suporta o telhado, geralmente em coberturas de duas águas. Não está relacionado diretamente à interseção de superfícies inclinadas de um telhado.

B - Caibro: O caibro é um elemento estrutural da cobertura, uma peça de madeira ou metálica disposta de forma inclinada que serve de apoio para as ripas e telhas. Não é uma interseção de superfícies, mas sim um suporte para a mesma.

D - Espigão: O espigão é a interseção de duas águas de um telhado, mas que forma um ângulo externo, oposto ao rincão. É a aresta elevada onde duas superfícies inclinadas se encontram, sendo, portanto, o inverso do rincão.

Compreender esses termos é fundamental para a prática da arquitetura e engenharia civil, pois garante a correta especificação dos elementos de uma cobertura, promovendo a eficiência no escoamento de água e na proteção da edificação.

Resumo: A alternativa correta é "C - de um rincão" porque descreve precisamente a interseção de superfícies inclinadas que formam ângulos internos, essenciais para o escoamento de água da chuva.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Espigão – Quando as águas de uma cobertura são separadas por uma linha inclinada comum, essa linha se chama espigão.

Rincão - Quando as águas de uma cobertura se reúnem em uma linha inclinada comum que lhes dão escoamento em conjunto, essa linha chama-se rincão

Caibro - Peças de madeira de pequena esquadria, apoiadas sobre as terças para sustentação das ripas.

Rincão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, sendo consequentemente um captador de águas (também chamado de água-furtada).

Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, sendo consequentemente um divisor de águas. 

LETRA C

Rincão (ângulo reentrante): captador de águas (água-furtada).

Espigão (ângulo saliente): divisor de águas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo