Considerando que o orçamento anual consigna dotação específi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307520 Administração Financeira e Orçamentária
Considerando que o orçamento anual consigna dotação específica destinada a fazer face aos pagamentos de despesas resultantes de compromissos gerados em exercícios financeiros já encerrados, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Lei 101/00 Art 42
É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art.20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

b) e c) e d) Lei 4320/64 Art. 37
As despesas de exercícios encerradas, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos a conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

Letra a- Ele está proibido nos dois últimos quadrimentres e não no último ano.

 

Gab: letra c

Despesa de Exercício Anteriores

 

- Despesas Não Processadas na época própria (Gabarito - Letra C)

- Restos a Pagar com prescrição interrompida.

- Compromissos reconhecidos após o exercício financeiro

LETRA C

LETRA C

Pode ser enquadrada como despesa de exercício anterior a despesa relativa ao exercício encerrado no qual se tenha consignado crédito próprio com saldo suficiente para atendê-la, mas que não tenha sido processada na época própria.

Com relação à letra A, não confundir que a proibição no último ANO de mandato refere-se a ARO.

Art. 38.   A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

IV - estará proibida:

b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

De outro modo:

Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo