Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivame...
(Fonte: http://blog.isocial.com.br/a-inclusao-de-profissionais-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho-um- panorama-positivo-para-uma-mudanca-necessaria - Texto adaptado especialmente para esta prova)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
A regência regulamenta a complementação de nomes e de verbos.
junto a, de
Relação a
Oferecidas a
Nesta questão, deve-se inspecionar o fenômeno da crase relacionado a um nome (regência nominal) e a duas locuções prepositivas. Breve detalhamento de ambos:
→ Locuções prepositivas são estruturas com duas ou mais palavras equivalentes a um preposição: graças a, junto a, junto com, para com, perto de, em virtude de, etc.;
→ O teor da regência nominal é tratar da relação entre termos regentes (adjetivo, advérbio e substantivo) e regidos (complementos), feita também por meio de preposições.
Linha 7 → "Até o status adquirido junto à própria família (...)".
As estruturas "junto com", "juntamente com", que não devem ser tratadas como construções agramaticais e pleonásticas, e sim defensáveis perante o idioma, e "junto a" devem ser usadas no sentido de perto de, ao lado de, ou seja, possuem sentido físico. Se lida a passagem textual, verificar-se-á a inexistência de aspecto físico. Quaisquer dessas estruturas, pois, são descartáveis e não agasalhadas no contexto presente. A despeito da inadequada redação, a única alternativa é inserir o "à" craseado, justificado por haver aglutinação de "a", preposição e "a" artigo, definindo "a própria família". Mas reitera-se: "junto à" é estrutura repelida neste contexto. Bastaria que se redigisse: "Até o status adquirido com a própria família (...)".
Linha 25 → "Em relação à qualificação das pessoas com deficiência
O segmento "em relação a" é uma locução prepositiva. A preposição "a" que a encerra se funde com o artigo "a" que determina o substantivo "qualificação". Portanto: "em relação a + a qualificação" = em relação à qualificação.
Linha 34 → "(...) além do fato de as vagas oferecidas a essas pessoas (...)"
O adjetivo "oferecidas" rege preposição "a". Por haver somente preposição, o fenômeno crásico não é assinalado.
Letra A
GABARITO - A
i) Troque a palavra feminina pela masculina.. se aparecer ao = crase.
junto ( à ) própria família.
Junto ao próprio familiar.
ii) Em relação ( à ) qualificação
Em relação ao problema.
III) Não usamos crase diante de pronomes
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos.
Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
Exemplos:
1.Os estudos apontados levaram-nos à estas conclusões. [Inadequado]
Bons estudos!
Não entendi pq foi crase antes do pronome "própria".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo