A vacina da Febre Amarela (FA) é composta de vírus vivos ate...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1950808 Enfermagem
A vacina da Febre Amarela (FA) é composta de vírus vivos atenuados da febre amarela derivados da linhagem 17 DD. Tem como excipientes a sacarose, o glutamato de sódio, o sorbitol, a eritromicina e a canamicina. Ela está contra indicada para, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a vacina da Febre Amarela (FA). A alternativa correta é a letra D: Profissionais que trabalham manipulando o vírus da febre amarela. Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas e por que a alternativa D está correta.

A vacina da Febre Amarela é composta de vírus vivos atenuados da linhagem 17 DD. Esse tipo de vacina, por conter vírus vivos, apresenta contraindicações específicas, especialmente para pessoas com comprometimento do sistema imunológico ou outras condições de saúde delicadas.

Alternativa A - Crianças menores de 6 meses de idade:

Está correta esta contraindicação. Crianças com menos de 6 meses têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o que pode aumentar o risco de reações adversas severas ao receber uma vacina com vírus vivos.

Alternativa B - Imunodeprimido grave, independentemente do risco de exposição:

Está correta esta contraindicação. Indivíduos imunodeprimidos graves, como aqueles com HIV avançado ou em tratamento com imunossupressores, têm um risco aumentado de complicações graves após a vacinação com vírus vivos.

Alternativa C - Portadores de doenças autoimunes:

Também está correta esta contraindicação. Pessoas com doenças autoimunes, como lúpus ou esclerose múltipla, podem ter uma resposta imunológica exacerbada ou inadequada à vacina, o que pode agravar sua condição.

Alternativa D - Profissionais que trabalham manipulando o vírus da febre amarela:

Esta é a alternativa correta. Profissionais que manipulam o vírus da febre amarela em laboratórios ou campos de pesquisa têm um risco aumentado de exposição ao vírus. Para esses indivíduos, a vacina não só é permitida como recomendada, pois a proteção conferida pela vacinação supera os riscos potenciais.

Em resumo, os profissionais que manuseiam o vírus em seu ambiente de trabalho precisam da imunização para se proteger contra infecções acidentais, justificando o porquê essa é a única situação em que a vacina não está contraindicada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D: profissionais que trabalham manipulando o vírus da febre amarela. A vacina da febre amarela é composta por vírus vivos atenuados da febre amarela, derivados da linhagem 17 DD, além de sacarose, glutamato de sódio, sorbitol, eritromicina e canamicina. Ela é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade, imunodeprimidos graves independentemente do risco de exposição e portadores de doenças autoimunes. Profissionais que trabalham manipulando o vírus da febre amarela são uma das principais populações-alvo da vacinação de rotina, por isso não se enquadram na categoria de contraindicação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo