Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Unive...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Músico |
Q2234578 Redação Oficial
Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.
Os tratamentos Digníssimo(a) e Ilustríssimo(a) foram abolidos das correspondências oficiais, tendo sido ambos substituídos, nas comunicações internas da Universidade de Brasília, pela forma de tratamento genérica Doutor(a), independentemente da formação acadêmica do destinatário. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente às formas de tratamento.


As Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília explicam que, conforme consta no Manual de Redação da Presidência da República, foi abolido o emprego dos tratamentos “Digníssimo” e “Ilustríssimo”. Ainda, ressalta que “Doutor” não é forma de tratamento e somente deve ser empregado em comunicações dirigidas a pessoas que tenham concluído curso universitário de doutorado e que, por isso, tenham tal grau.Sendo assim, constatamos que a afirmação presente neste item está incorreta.


Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.). Evite-se o uso de “doutorindiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.

Ou seja, opta-se pelo uso de Senhor. Doutor será para os "zikas"

Acertei uma questão na prova da PCMG por lembrar de uma aula que a professora Raquel disse que "Digníssimo e Ilustríssimo" era muita babação de ovo.

Bons estudos

Vamos juntos!!

✍ GABARITO: ERRADO

A primeira parte tá correta, mas depois viajou com esse negócio de Doutor

Gabarito: ERRADO

Vale lembrar, o uso de Doutor(a) para bacharéis em Direito e Medicina não é proibido pelo MRPR. É aconselhado para que se evite o uso indiscriminado e que seja dirigido para pessoas com Doutorado.

RUMO A PMPE !

Gabarito errado na segunda parte.

Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.). Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.

http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo