Sobre a prescrição e a decadência do Código Civil brasileir...
I. As pessoas jurídicas podem demandar judicialmente seus representantes legais que derem causa à prescrição ou não a alegarem oportunamente.
II. Quando a interrupção da prescrição se der por despacho do juiz que ordenar a citação, a interrupção somente será válida se o juiz for competente e se a parte interessada promover a citação no prazo e na forma da lei processual.
III. Prescreve em três anos a pretensão de reparação civil e em cinco anos a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular.
É correto o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA "D"
Código Civil:
I. Art. 195 - Os relativamente incapazes e as pessoas jurídicas têm ação contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa à prescrição, ou não a alegarem oportunamente.
II. Art. 202 - A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;
III. Art. 206 - Prescreve: § 3º - Em três anos: V - a pretensão de reparação civil; § 5º - Em cinco anos: I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular;
"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." RM 12:12
Art. 195 - Os relativamente incapazes e as pessoas jurídicas têm ação contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa à prescrição, ou não a alegarem oportunamente.
PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO CIVIL
Primeiro: decorar esses dois
- 2 anos = prestações alimentares (somente)
- 4 anos = tutela (quatrutela - somente)
Segundo: decorar o restante
- 1 ano = hospedeiros ou fornecedores de víveres, segurado contra segurador, seguro de responsabilidade civil, peritos, tabeliões, auxiliares da justiça...
- 3 anos = por eliminação - aluguéis, reparação civil (REparação=TREs anos), seguro obrigatório (DPVAT), ressarcimento de enriquecimento sem causa...
- 5 anos = cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular (lembrar de advogado), profissionais liberais, vencedor para haver do vencido o que despendeu em juízo.
Por último (mas não menos importante)
- 10 anos = no caso de omissão da lei. Ex.: ilícito contratual
Na maioria da vezes tem me ajudado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo