A Cia Bons Tempos apresenta preponderância de itens ...
A partir das orientações do CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, a empresa deverá:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O foco desta análise é compreender que estamos diante de uma mudança nas estimativas contábeis. O CPC 23 define três cenários distintos:
Primeiramente, temos a mudança nas políticas contábeis, que altera as normas e procedimentos utilizados na preparação das demonstrações financeiras. Neste caso, a mudança deve ser aplicada de maneira retrospectiva, ou seja, como se sempre tivesse sido assim.
Em segundo lugar, há a mudança nas estimativas contábeis, que ocorre quando há uma nova avaliação baseada em informações contábeis atualizadas e confiáveis. Esta mudança é aplicada de maneira prospectiva, isto é, a partir da data da alteração da estimativa.
Por último, a retificação de erros relaciona-se com equívocos de períodos anteriores, resultantes de omissões ou informações incorretas. A correção desses erros também deve ser feita de forma retrospectiva.
Dessa forma, considerando que o cenário descrito trata-se de uma estimativa contábil e seguindo a diretriz do CPC 23, a alteração na taxa de amortização deve ser aplicada prospectivamente, ou seja, a partir do exercício em que a mudança foi identificada.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O relevante nesta questão é identificar que se trata de mudança nas “estimativas contábeis”.
O CPC 23 traz 3 situações distintas, quais sejam:
1. mudança nas políticas contábeis: muda as regras, bases e práticas aplicada na elaboração das demonstrações. Deve-se aplicar a mudança de forma retrospectiva (retroativa)
2. mudança nas estimativas contábeis: são julgamentos baseados na última informação contábil confiável obtida, não decorrendo de erros, mas de nova estimativa. Deve-se aplicar a mudança de forma prospectiva (‘para frente’, a partir da data da mudança da estimativa)
3. retificação de erros: erros de períodos anteriores decorrentes de omissões ou incorreções. Deve-se aplicar a mudança de forma retrospectiva (retroativa).
ASSIM, COMO A QUESTÃO TRATA DE ESTIMATIVAS CONTÁBEIS, APLICA-SE PROSPECTIVAMENTE, ALTERANDO A TAXA DE AMORTIZAÇÃO A PARTIR DO EXERCÍCIO CORRENTE.
Gabarito: C
Desculpem a ignorância, mas alguém poderia explicar o que tem a ver mudança no "valor contábil" com alteração da "taxa de amortização"?
Bruno,
Com a alteração do valor contábil é necessária a alteração dos valores de amortização. Isso se deve ao fato da redução do valor contábil reduzir o quanto se deve amortizar por ano.
Ex: Valor original do ativo: 10000 e amortiza por 10 anos => 1000 por ano
No segundo ano, ele estará valendo 9000, porém ele é avaliado por 4500. Assim, se você continuar amortizando por 1000 ao ano, ele não terá valor nenhum ao final do 6° ano. Dessa forma, é necessário alterar a amortização para 500 ao ano (4500/9anos).
Espero ter ajudado ;)
Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.
https://youtu.be/4eBA1BxpoRA
#Respondi errado!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo