Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplic...
As demonstrações contábeis consolidadas retratam a situação econômico-financeira de uma unidade de natureza econômico-contábil, mas não de uma entidade contábil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Princípio da Entidade reconhece que o patrimônio pertence à entidade, mas esclarece que a entidade não se confunde com seus sócios ou proprietários. Importante é entender que, mesmo com a consolidação das demonstrações contábeis, o que ocorre é a soma ou agregação de patrimônios autônomos, o que não dá origem a uma nova entidade jurídica, mas sim a uma unidade de natureza econômico-contábil.
A consolidação, portanto, não resulta em uma nova entidade jurídica, mas em uma unidade que reflete a situação econômico-financeira do conjunto de entidades como se fossem uma única entidade econômico-contábil.
Este conceito está alinhado com a Resolução CFC Nº 750/93, que estabelece normas contábeis aplicáveis no Brasil.
Gabarito correto: C (Certo)
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
Soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos = CONSOLIDAÇÃO
LOGO, A CONSOLIDAÇÃO não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93
GAB. CORRETO
Esclarecendo melhor:
NBC T 8 – DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS
8.1 - CONCEITOS E OBJETIVOS
8.1.1 - Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).
8.1.2 - Uma Entidade exerce o controle sobre outra quando detém, direta ou indiretamente, por intermédio de outras Entidades, direitos de sócia que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger ou destituir a maioria dos administradores.
8.1.6 - As demonstrações contábeis consolidadas abrangem entidades independentes com patrimônios autônomos, não surgindo, pela consolidação, nova entidade, mas tão somente uma unidade de natureza econômico-contábil, segundo o que estabelece o parágrafo único do artigo 4º da Resolução CFC nº 750, de 29 de dezembro de 1993, tendo por objetivo apresentar a posição patrimonial e financeira, os resultados das operações e as origens e aplicações de recursos do conjunto, sem restringir-se a limitações legais e à personalidade jurídica das entidades envolvidas.
Amo essa matéria!!!!
CESPE, PRIMEIRO TEM QUE BEIJAR, JA CHEGA ASSIM ARREBENTANDO
CORRETO
Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica. (CPC 18).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo