No que se refere às principais demonstrações contábeis previ...
Para a apuração do resultado do exercício e o levantamento da demonstração do resultado, devem-se considerar as receitas — independentemente de seu efetivo recebimento — e a totalidade das despesas e custos — independentemente de já terem gerado receitas.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (17)
- Comentários (44)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
4.50. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou outros eventos. Por exemplo, os vários componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos no mesmo momento em que a receita derivada da venda das mercadorias é reconhecida.
EX.: se há RECEITA, há CMV. PORÉM, SE HÁ CUSTO, NÃO SIGNIFICA QUE EXISTE CMV.
EX.: GASTO COM ENERGIA RELACIONADO À PRODUÇÃO. SÓ VAI PARA O RESULTADO QUANDO HÁ RECEITA. CASO CONTRÁRIO, É ESTOCADO.
PORTANTO, ESSA PARTE "totalidade das despesas e custos — independentemente de já terem gerado receitas" ESTÁ ERRADA.
CPC 00
Valeu Alan!
mas para mim não ficou bem claro, o CPC 00 não parece responder conclusivamente à questão.
Será que não tem regra que explique melhor a questão?
Abrs.
O problema está no "custo"... como pode haver custo (CMV, por exemplo) sem haver receita relacionada? Se você está apurando o CMV é porque houve uma venda, portanto tem receita relacionada.
O erro da questão está em dizer que todos os custos e despesas vão para o resultado.
Custos e despesas relacionados ao processo produtivo integram o custo do bem produzido (estoque).
ERRADO
Para a apuração do resultado do exercício e o levantamento da demonstração do resultado, devem-se considerar as receitas — independentemente de seu efetivo recebimento — e a totalidade das despesas e custos — independentemente de já terem gerado receitas.
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
@prof.lucasmicas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo