No segundo parágrafo, a menção à cidade de São Caetano do Su...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada é de interpretação de texto, especificamente focando na análise de intenções comunicativas e contextuais dentro do texto.
O enunciado pede que identifiquemos o objetivo da menção à cidade de São Caetano do Sul no segundo parágrafo. Aqui, o importante é entender a função dos dados apresentados sobre a cidade no contexto geral do texto.
Vamos analisar cada alternativa:
A - reforçar os dados alarmantes: Essa é a alternativa correta. O texto menciona que, em São Caetano do Sul, o índice de obesidade infantil é ainda maior do que a média global apresentada no estudo. Isso serve para reforçar a gravidade da situação no Brasil, mostrando que o problema é significativo e merece atenção.
B - demonstrar tendência contrária: Incorreta. A menção à cidade não demonstra uma tendência contrária, mas sim um agravamento da situação já alarmante.
C - suavizar a preocupação apontada: Incorreta. O dado sobre São Caetano do Sul intensifica a preocupação ao mostrar índices ainda mais elevados, não suaviza.
D - ironizar o estereótipo do paulista: Incorreta. Não há no texto qualquer intento de ironia ou referência a estereótipos regionais.
E - rejeitar as conclusões da pesquisa: Incorreta. O texto utiliza os dados da pesquisa para fortalecer seu argumento, não para rejeitá-los.
Para questões de interpretação de texto como esta, é importante identificar o propósito dos dados apresentados e a relação deles com o tema central do texto. Preste atenção em palavras ou expressões que indicam ênfase, como "quase quatro em cada dez crianças", pois elas ajudam a entender a intenção do autor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
No texto [Na cidade brasileira de São Caetano do Sul, o índice chega a quase quatro em cada dez crianças.]
O indíce nesta cidade chega a ser maior que nas outras cidades
Gabarito é a letra A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo