No que se refere à política, à sociedade e à economia no Bra...
O aumento frequente nos preços dos combustíveis no Brasil atual deve-se, entre outros fatores, ao fato de que a PETROBRAS vem seguindo, desde 2016, a política do preço de paridade internacional, que é a valorização dos combustíveis com base na variação do câmbio e do petróleo no exterior.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (25)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A banca aqui tenta pegar o candidato que não está atualizado. O Brasil não segue mais a política de paridade internacional, como citado acima. Essa política foi mudada pelo novo governo Lula. O aumento do preço dos combustíveis tem a ver com uma questão do mercado mundial, pois há uma restrição do produto no mercado e um crescimento da demanda. Isso eleva o preço final do produto.
Resposta: ERRADO
Gabarito do Professor: ERRADO
Referências:
Poder360. Preços dos combustíveis devem seguir em alta até o fim do ano. Disponível em: https://www.poder360.com.br/energia/precos-dos-combustiveis-devem-seguir-em-alta-ate-o-fim-do-ano/. Acesso em 11.09.23
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os preços dos combustíveis vêm sendo pressionados por uma série de fatores. O primeiro é a retomada do crescimento econômico global em 2021, após um 2020 de contração devido à pandemia da Covid-19.
Essa retomada faz aumentar a demanda pela commodity – e consequentemente joga os preços internacionais para cima. Na outra ponta, o cartel dos grandes produtores de petróleo (a Opep) ainda não retomou os níveis de produção de antes da pandemia, fazendo com que a oferta não cresça no mesmo ritmo.
Em 2022, a guerra na Ucrânia e as sanções ao petróleo da Rússia reforçaram ainda mais a pressão de inflação sobre os combustíveis, já que reduziram a oferta e prejudicaram as cadeias de distribuição.
No Brasil, os combustíveis sofrem ainda com o aumento do dólar. Como o barril é cotado lá fora na moeda norte-americana, ele fica mais caro conforme o real fica mais fraco.
Desde que foi instaurada a política de paridade de preços internacionais (PPI), em 2016, a Petrobras tenta igualar o preço da gasolina na refinaria com o valor internacional. Ou seja, os reajustes são resultado das oscilações dos preços do petróleo e do câmbio.
(...) A Paridade de Preço Internacional (PPI) é a política de preços adotada pela . Ela determina que a estatal cobre, ao vender combustíveis para as distribuidoras brasileiras, preços compatíveis com o exterior.
FONTE: site G1 Economia.
Alguém saberia dizer porque o gabarito está dizendo que a afirmação está errada?
entre outros fatores...
Eu não sei quando foi aplicada essa prova, mas desde 16/05/2023 a Petrobrás abandonou a paridade de importação (PPI) - que alinhava os preços locais aos internacionais.
Segundo informou a estatal em fato relevante, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
A “nova estratégia comercial” — cuja premissa é tornar os preços mais competitivos — usará duas referências do mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.
FONTE:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/petrobras-anuncia-fim-da-paridade-internacional-de-precos-do-petroleo/
Assista ao vídeo no seguinte site (lá é explicado o motivo do aumento dos preços dos combustíveis): https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/08/15/petrobras-anuncia-aumento-de-r-041-no-preco-da-gasolina.ghtml
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo