Avalie as assertivas a seguir sobre figuras de linguagem, s...
(Fonte: Marta Avancini e Luciana Alvarez. http://revistaeducacao.uol.com.br/ – publicado em out./2014 – adaptação)
I. Assonância é a repetição de sons consonantais em sílabas acentuadas. II. Aliteração é a repetição de fonemas vocálicos com a intenção de criar um efeito sensorial. III. Sinédoque ocorre quando há a substituição de uma palavra pela outra que sofre, no contexto, uma redução ou ampliação do seu sentido básico.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assonância: repetição de mesma vogal ou de mesmo encontro vocálico na sequencia da frase.
Aliteração: consiste em repetir a mesma consoante de palavras colocadas lado a lado.
Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.
I. Assonância é a repetição de sons consonantais em sílabas acentuadas.
Incorreto, mas com ressalvas. Para Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, p.75, chama-se de aliteração também a assonância. Compreendendo os dois conceitos, o gramático define a aliteração nestes termos: repetição de fonema vocálico (em relação a vogais) ou consonântico (em relação a consoantes) igual ou parecido, para descrever ou sugerir acusticamente o que temos em mente, quer por meio de uma só palavra, quer por unidades mais extensas.
“Bramindo o negro mar, de longe brada.” (Luís de Camões)
“Vozes veladas, veludosas vozes [...].” (Cruz e Sousa)
“Boi bem bravo. Bate baixo, bota baba, boi berrando.” (Guimarães Rosa)
Não obstante, ainda existem autores que optam por bifurcar os dois conceitos: definem essa repetição consonântica de aliteração, ao passo que a repetição consonantal, de assonância.
II. Aliteração é a repetição de fonemas vocálicos com a intenção de criar um efeito sensorial.
Incorreto, mas com ressalvas. Vide acima;
III. Sinédoque ocorre quando há a substituição de uma palavra pela outra que sofre, no contexto, uma redução ou ampliação do seu sentido básico.
Correto. De acordo com Othon M. Garcia, em Comunicação em Prosa Moderna, p.116, sinédoque e metonímia são figuras equivalentes, porque a diferença é de tal modo mínima que a maioria dos autores preferem adotar somente o termo metonímia. Em todo caso, a sutil diferença baseia-se nisto: a metonímia compreende relações de ordem qualitativa que levam a empregar uma palavra por outra, a designar uma coisa com o nome de outra (p.ex. beber o copo de cachaça em vez de beber a cachaça); por seu turno, a sinédoque pode ser definida como a figura que alarga ou restringe o sentido normal de uma palavra, normalmente será a troca do todo pela parte (p.ex. havia cabeças demais no pasto, ou seja, trocou-se o todo [animais, gado] pela parte [cabeça] que os simboliza).
Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo