Sobre as doenças que acometem o trato gastrointestinal, atri...
Sobre as doenças que acometem o trato gastrointestinal, atribua V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
( ) A doença de crohn é considerada uma Doença Infecciosa Intestinal (DII) e pode ser diagnosticada facilmente através de um exame específico;
( ) A diverticulite é a inflamação de uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso, que em sua maioria, acomete crianças, causando maior sensibilidade abdominal do lado esquerdo;
( ) A maioria das úlceras pépticas ocorrem na primeira camada do revestimento interno, muitas vezes causadas pela má alimentação, uso abusivo de medicamentos e estresse, podendo ocorrer em diversas regiões do trato gastrointestinal;
( ) A colecistite é uma inflamação no colo intestinal, que quando em estágio avançado consiste na remoção da área afetada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C.
Vamos discutir cada uma das afirmativas para entender por que essa é a sequência correta.
(1) A doença de Crohn é considerada uma Doença Infecciosa Intestinal (DII) e pode ser diagnosticada facilmente através de um exame específico.
A primeira afirmação é falsa. A doença de Crohn é uma Doença Inflamatória Intestinal, não infecciosa. Ela faz parte de um grupo de doenças autoimunes e inflamatórias crônicas do trato gastrointestinal. O diagnóstico geralmente requer uma combinação de exames, incluindo endoscopias, exames de imagem e biópsias, não sendo facilmente diagnosticada através de um exame específico.
(2) A diverticulite é a inflamação de uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso, que em sua maioria, acomete crianças, causando maior sensibilidade abdominal do lado esquerdo.
Esta afirmação é falsa. A diverticulite é a inflamação ou infecção dos divertículos, que são pequenas bolsas que podem se formar na parede do cólon, especialmente no cólon descendente. É mais comum em adultos, especialmente em idosos, e não em crianças. A sensibilidade abdominal geralmente ocorre no lado esquerdo, que é uma descrição correta da localização comum da dor.
(3) A maioria das úlceras pépticas ocorrem na primeira camada do revestimento interno, muitas vezes causadas pela má alimentação, uso abusivo de medicamentos e estresse, podendo ocorrer em diversas regiões do trato gastrointestinal.
Essa afirmativa é verdadeira. Úlceras pépticas são feridas abertas que ocorrem no revestimento interno do estômago, esôfago ou duodeno (parte inicial do intestino delgado). Elas podem ser causadas por fatores como infecção pela bactéria Helicobacter pylori, uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), e sim, o estresse e a má alimentação podem exacerbar a condição.
(4) A colecistite é uma inflamação no colo intestinal, que quando em estágio avançado consiste na remoção da área afetada.
Essa afirmação é falsa. A colecistite é a inflamação da vesícula biliar, geralmente causada por cálculos biliares que bloqueiam o ducto cístico. Quando grave ou recorrente, pode ser necessário remover a vesícula biliar, mas isso não tem relação com o cólon intestinal. A confusão aqui está em associar a colecistite ao intestino, quando ela na verdade está relacionada ao sistema biliar.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o raciocínio por trás da escolha das respostas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alternativa correta: C - F;F;V;F;
justificativa
Vamos analisar cada afirmativa:
A doença de Crohn é considerada uma Doença Infecciosa Intestinal (DII) e pode ser diagnosticada facilmente através de um exame específico.
FALSO: A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal (DII) e não infecciosa. O diagnóstico é feito através de exames como endoscopia e biópsia, mas não existe um exame único que faça esse diagnóstico de forma fácil.
A diverticulite é a inflamação de uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso, que em sua maioria, acomete crianças, causando maior sensibilidade abdominal do lado esquerdo.
FALSO: A diverticulite é a inflamação de divertículos, que são pequenas bolsas formadas na parede do intestino grosso, mas ela geralmente ocorre em adultos, principalmente em pessoas com mais de 40 anos. Ela também tende a causar dor no lado inferior esquerdo do abdômen, mas não é mais comum em crianças.
A maioria das úlceras pépticas ocorrem na primeira camada do revestimento interno, muitas vezes causadas pela má alimentação, uso abusivo de medicamentos e estresse, podendo ocorrer em diversas regiões do trato gastrointestinal.
VERDADEIRO: As úlceras pépticas afetam o revestimento do estômago ou do duodeno, e fatores como alimentação inadequada, uso de anti-inflamatórios e estresse são causas comuns.
A colecistite é uma inflamação no colo intestinal, que quando em estágio avançado consiste na remoção da área afetada.
FALSO: A colecistite é a inflamação da vesícula biliar, e não do colo intestinal. Quando grave, pode exigir a remoção da vesícula biliar, mas não é relacionado diretamente ao intestino grosso.
análise das demais alternativas
[A]: F;V;V;V: A primeira e última afirmativas estão incorretas.
[B]: V;F;F;V: A primeira e a última afirmativas estão incorretas.
[D]: Nenhuma das alternativas: Há uma alternativa correta (C).
resumo
A sequência correta é F, F, V, F, devido aos equívocos nas primeiras e últimas afirmações, enquanto a terceira afirmativa sobre úlceras pépticas está correta.
pontos chave
- A Doença de Crohn não é infecciosa.
- A diverticulite é mais comum em adultos.
- As úlceras pépticas afetam o estômago e o duodeno.
- A colecistite não está relacionada ao intestino grosso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo