Considere as seguintes passagens do texto: I. um ex-marido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930930 Português

Atenção: Considere o texto a seguir para responder à questão.


Totó é da família


    Cunhados talvez não sejam parentes, mas o Totó decididamente o é. Está em julgamento no STJ uma ação na qual um ex-marido reivindica o direito de visitação à cadela da raça yorkshire que havia sido comprada pelo casal e acabou ficando com a mulher. Ele alega que a ex-companheira o impede de ver a cachorrinha, causando-lhe "intensa angústia".
    Tudo caminha para que os animais de estimação se integrem cada vez mais, no plano afetivo e jurídico, à família. Mas há um limite para isso. Não creio que bichos poderão um dia ser titulares de direitos em sua plenitude, como querem os militantes mais entusiasmados.
    O fato é que, para gozar da plenitude de direitos, é preciso possuir, ao menos em potência, a capacidade de cumprir deveres, o que exige algum grau de consciência. Animais podem, contudo, ser pacientes morais, como crianças e outros humanos considerados incapazes.
    Nesse campo, porém, estamos condenados a agir com incoerência. Queremos proteger nossos animais de estimação, mas não abrimos mão do hambúrguer nem da pesquisa médica e biotecnológica, que depende do sacrifício de cobaias. O critério é só emotivo, já que, do ponto de vista da biologia, Totó é um parente mais afastado dos humanos do que os ratinhos de laboratório.

(Adaptado de: SCHWARTSMAN, Hélio. Disponível em: www.folha.uol.com.br)
Considere as seguintes passagens do texto:
I. um ex-marido reivindica o direito de visitação à cadela da raça yorkshire que havia sido comprada pelo casal e acabou ficando com a mulher. (1o parágrafo) II. Ele alega que a ex-companheira o impede de ver a cachorrinha, causando-lhe "intensa angústia". (1o parágrafo) III. Não creio que bichos poderão um dia ser titulares de direitos em sua plenitude, como querem os militantes mais entusiasmados. (2o parágrafo) IV. para gozar da plenitude de direitos, é preciso possuir, ao menos em potência, a capacidade de cumprir deveres, o que exige algum grau de consciência. (3o parágrafo) V. não abrimos mão do hambúrguer nem da pesquisa médica e biotecnológica, que depende do sacrifício de cobaias. (4o parágrafo)
O vocábulo que tem função pronominal, retomando elemento que o antecede na sequência do texto, está sublinhado APENAS em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra C.

 

Nas assertivas II e III, o "que" funciona como conjunção integrante e inicia orações subordinadas substantivas.

QUE : quando puder ser substituído por A QUAL/ O QUAL é pronome relativo

QUE: quado puder ser substituído por ISSO funciona como conjunção integrante


Caso encontre algum erro, me notifique

Questão muito parecida com uma da prova de Técnico Judiciário do TRE-SP em 2017. A FCC costuma repetir o que ela cobra.

Não repete pouco. Repete muito.

Vida à cultura democrática, Monge.

ninguém irá comentar as frases para que  possamos apreender mais obrigada

 

Nos itens I, IV e V, os pronomes relativos funcionam como um termo anaforico, porque retomam um termo antecedente que funciona morfologicamente como sujeito da oração subordinada adjetiva que introduzem. Por que é uma oração subordinada adjetiva e não substantiva? Porque na OSA você consegue substituir o pronome relativo por "o qual" ou "a qual. Por que não é uma OSS? Por que a oração subordinada substantiva é introduzida por uma conjunção integrante. Para saber se é uma conjunção integrante troque a oração por " isso." A OSS configura o sujeito oracional, ou seja, o sujeito do verbo é uma oração e por essa razão, a concordância deve ser feita no singular em harmonia com o verbo  que também deverá estar no singular. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo