Sobre o uso do verbo haver na frase abaixo, analise as afir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1393828 Português


(Fonte: Valéria Hartt. http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/162/ – publicado em 22/02/2016 – adaptação)

Sobre o uso do verbo haver na frase abaixo, analise as afirmações que seguem:
“há tempos deixou de seduzir os jovens universitários.” (l. 02).
I. Está empregado como impessoal. II. O substantivo tempos, em relação a esse verbo, funciona como objeto direto. III. Está sendo usado no sentido de decorrer, fazer, com referência ao tempo passado. IV. No caso, constitui uma locução adverbial de tempo.

Quais estão corretas?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - correto - o verbo "haver" está com emprego em modo impessoal, "sentido de existir".

II - correto - "tempos" é o complemento verbal do verbo "haver", funcionando como objeto direto, em que não há presença de preposição.

III - correto - o verbo haver está empregado com sentido de tempo passado, transcorrido.

IV - incorreto - não há qualquer locução adverbial no fragmento.

Gabarito letra C!

GABARITO -C

“há tempos deixou de seduzir os jovens universitários.” (l. 02).

Lição para questões futuras : O verbo haver no sentido de existir = Impessoal o que vem após é objeto direto.

pessoal, nesse caso o verbo HAVER está no sentido de EXISTIR? não é impessoal porque está indicando TEMPO TRANSCORRIDO?? quem puder me ajudar agradeço.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo