O objetivo do SAMU é chegar precocemente à vítima de agravo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender por que a alternativa D é a incorreta.
Alternativa A: A alternativa aborda emergências obstétricas, destacando a importância do manejo de sangramentos e monitoramento dos sinais vitais, oximetria, oxigenoterapia, venopunção e prevenção de choque hipovolêmico. Esses são procedimentos corretos e essenciais em casos de emergências obstétricas. Portanto, essa alternativa está correta.
Alternativa B: A alternativa trata das emergências neurológicas, especificamente do Acidente Vascular Cerebral (AVC). É correto afirmar que o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas e o uso da escala de Cincinnati para avaliação rápida pré-hospitalar são práticas recomendadas e maximizam a recuperação do paciente. Assim, essa alternativa está correta.
Alternativa C: A alternativa menciona as emergências metabólicas, como hipo e hiperglicemia, e a necessidade de averiguar fatores associados como queda, AVC, infecções e trauma, que podem influenciar as condutas da equipe. Esses procedimentos são adequados e fazem parte do atendimento pré-hospitalar. Portanto, essa alternativa está correta.
Alternativa D: A alternativa discute a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e menciona a realização da Manobra de Heimlich. No entanto, a Manobra de Heimlich foi recentemente atualizada e o termo correto é compressões abdominais. Além disso, é importante lembrar que para crianças menores de 1 ano, deve-se adotar um procedimento diferente, com compressões torácicas ao invés das abdominais. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se alguém entendeu o Gabarito ser a letra D, me expliquem, por favor! Obrigada.
Também não concordei muito em ser a letra D!
O erro da D está em "parcial".
Quando o paciente tem uma obstrução parcial, ele consegue falar, tossir e respirar, nestes pacientes não é necessário realizar manobra de heimlich e sim estimular o paciente a tossir, para expelir o corpo estranho e na obstrução total o paciente não consegue respirar de forma adequada e nem falar, ocasionando uma respiração ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência, sendo necessário a manobra e se o paciente estiver irresponsivo, realiza manobras de RCP na intenção de desobstruir vias aereas.
OBSTRUÇÃO PARCIAL - INCENTIVAR A TOSSE
OBSTRUÇÃO TOTAL - MANOBRA DE HEIMLICH
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo