Considere o gráfico e as afirmações a seguir.I. O comportame...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930938 História e Geografia de Estados e Municípios

Considere o gráfico e as afirmações a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

I. O comportamento demográfico destaca Macapá como uma das cidades de maior crescimento vegetativo do estado e do Brasil, embora sejam pouco expressivos os movimentos migratórios no município. II. O crescimento demográfico de Macapá promoveu grandes intervenções no espaço urbano, incluindo o crescimento desordenado de aglomerados subnormais. III. O crescimento demográfico de Macapá possibilitou a diversificação das atividades econômicas e a significativa redução do setor de Administração pública, grande empregador até o final do século XX.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a população de Macapá permitem afirmar que está correto o contido APENAS em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Errada. O boom populacional de 1991 foi consequência da criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) e também da transformação do território em Estado do Amapá (1988). Ou seja, o crescimento demográfico observado no gráfico de certa forma é decorrente de movimentos migratórios no município.


II - Correta


III - Errada. O setor terciário ainda é o grande responsável pelo PIB do Estado, sendo Macapá, a capital, o município que mais contribuiu para o PIB em 2015, seguido de Santana e Laranjal do Jari.

O setor terciário é a prestação de serviços e comércio. É o que mais se destaca no Amapá, logo após vem o setor secundário.

Complementando:

II. O crescimento demográfico de Macapá promoveu grandes intervenções no espaço urbano, incluindo o crescimento desordenado de aglomerados subnormais. CORRETO

"Aglomerado Subnormal é um termo utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para designar assentamentos irregulares conhecidos popularmente como favelas, contando no minimo 51 habitações, ocupando ou tendo ocupado terreno de propriedade alheia (pública ou particular), dispostas de forma desordenada e densa e carente de serviços públicos e assistenciais, em sua maioria." disponível em:

Em Macapá, correspondem principalmente a estas características elencadas pelo IBGE, as famosas "áreas de ressaca", "baixadas", ou "pontes", onde pessoas constroem suas moradas sobre o alagado, sem estrutura alguma de saneamento, energia elétrica, etc.

gabarito C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo