As emulsões farmacêuticas são dispersões em que a fase dispe...
As emulsões farmacêuticas são dispersões em que a fase dispersa (também chamada de interna) é composta de pequenos glóbulos de um líquido que se encontram distribuídos em um veículo (fase externa) no qual é imiscível. A depender da natureza das fases, interna e externa, as emulsões simples são classificadas em emulsões óleo-em-água (O/A) ou água-em-óleo (A/O). Além do componente aquoso e do oleoso, em geral, a emulsão é constituída também pelo emulgente, que possui uma porção hidrofílica e outra lipofílica.
Sobre as características das emulsões e dos emulgentes empregados no preparo das mesmas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Emulgentes altamente polares ou hidrofílicos produzem emulsões do tipo A/O.
( ) O valor de equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL) atribuído a um emulgente indica a polaridade do mesmo.
( ) Para o preparo de emulsões do tipo A/O, devem ser usados emulgentes com valores de EHL entre 3 e 6.
( ) Devido à característica altamente apolar do óleo mineral, emulsões que contenham apenas este componente em sua fase oleosa são sempre do tipo A/O.
( ) No sistema EHL, também são atribuídos valores de EHL para óleos e substâncias oleosas e o emulgente a ser utilizado no preparo da emulsão deve apresentar valores de EHL iguais ou próximos ao da fase oleosa pretendida.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é