Leia o fragmento.Essa gente miserável começou a se sublevar ...
Leia o fragmento.
Essa gente miserável começou a se sublevar porque alguns diziam que eram mantidos em grande servidão e que, no começo do mundo, não havia servos, viam-se como homens livres semelhantes aos seus senhores e não como bestas, motivo pelo qual não queriam mais sofrer. Pelo contrário, eles desejavam ser iguais e, se trabalhassem ou prestassem algum serviço para os seus senhores, queriam receber salários. |
FROISSART, J. Chroniques. Apud MACEDO, J. R. Movimentos populares na Idade Média. São Paulo: Moderna, 2003, p. 80.
O fragmento relata uma revolta ocorrida na Inglaterra no ano de 1381, cuja principal motivação foi:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa C está correta porque descreve a principal motivação da revolta ocorrida na Inglaterra em 1381, conhecida como a Revolta dos Camponeses. A degradação das condições de trabalho e a intensificação da exploração servil foram fatores centrais para essa sublevação. Os camponeses estavam insatisfeitos com os altos impostos e as rigorosas obrigações feudais, especialmente após as consequências da Peste Negra, que dizimou uma grande parte da população, agravando a carga de trabalho sobre os sobreviventes. Além disso, a percepção de injustiça social e o desejo de melhores condições de vida impulsionaram os revoltosos a exigir mudanças.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - “a divulgação de uma ideia organicista da sociedade que negava a divisão social do trabalho.”
Essa alternativa está incorreta porque a Revolta dos Camponeses de 1381 não foi motivada por uma visão filosófica ou teórica de sociedade. O conceito de uma sociedade organicista que nega a divisão social do trabalho não se relaciona com as razões práticas e imediatas da revolta, que estavam mais ligadas à opressão e às condições econômicas e sociais.
B - “o surgimento do ideário capitalista que colocaria fim ao modo de produção feudal.”
Essa alternativa é incorreta porque, em 1381, o ideário capitalista ainda não estava plenamente desenvolvido. A Revolta dos Camponeses ocorreu no contexto do sistema feudal, e suas motivações estavam relacionadas à resistência às imposições feudais e não à promoção do capitalismo.
D - “a difusão no mundo rural das novas relações de trabalho originadas nas cidades.”
Embora algumas influências das cidades tenham chegado ao campo, essa não foi a principal causa da revolta. A principal motivação foi mesmo a sobrecarga de trabalho e as condições de extrema exploração no campo, agravadas pelas imposições fiscais e servis.
Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor o contexto e as motivações da Revolta dos Camponeses de 1381 e a identificar por que a alternativa correta é a C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo