Uma frase escrita com clareza e em conformidade com a norma-...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Para entender a questão, é fundamental conhecer as regras de pontuação da língua portuguesa, que são essenciais para garantir a clareza e a conformidade com a norma-padrão. Vamos analisar cada alternativa, identificando o que está correto e o que está inadequado em termos de pontuação e outras normas gramaticais.
Alternativa A: "Dado que a moral precede todo e qualquer aprendizado pautado em regras de conduta, pode-se inferir que se trata de uma condição existencial do homem."
A frase está correta porque utiliza a pontuação adequadamente. A vírgula após "conduta" está corretamente posicionada, separando a oração subordinada da principal. A construção da frase está clara e conforme a norma-padrão, sem erros gramaticais.
Alternativa B: "Ao passo que somos confrontados, com a necessidade de fazer escolhas entre o bem e o mal, é de se esperar as decisões sucitarem celeumas e controvérsias."
Há um erro de pontuação no uso da vírgula após "confrontados", que é desnecessária e quebra a fluidez da frase. Além disso, a palavra "suscitar" está escrita incorretamente como "sucitarem".
Alternativa C: "Muitas vezes, nem sempre o que é considerado bom para um, terá a mesma avaliação do outro, haja visto a quantidade de debates acerca de uma questão moral."
Essa alternativa apresenta dupla inadequação: o uso da vírgula após "um" está incorreto, e a expressão "haja visto" está errada; o correto seria "haja vista".
Alternativa D: "Estamos mergulhados em um universo com que a condição moral é inescapável, sendo comum buscarmos respostas prontas para o que deve ser bom ou mal."
Há um erro de construção na expressão "com que a condição moral é inescapável". O correto seria usar "no qual" ou "em que". Além disso, "bom ou mal" deveria ser "bom ou mau".
Alternativa E: "Ainda que procurarmos sempre fazer o bem, nada poderia nos garantir de que nossas ações tivessem como consequência, apenas bons resultados."
Apresenta um erro de concordância verbal na forma "procurarmos", que deveria ser "procuremos" para concordar com o tempo e modo verbal corretos. Além disso, a vírgula antes de "apenas bons resultados" é desnecessária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra A
A) Dado que a moral precede todo e qualquer aprendizado pautado em regras de conduta, pode-se inferir que se trata de uma condição existencial do homem.(Correto)
B) Ao passo que somos confrontados, com a necessidade de fazer escolhas entre o bem e o mal, é de se esperar as decisões sucitarem celeumas e controvérsias.(Errada)
Complementando: ... sucitarem (suScitarem).
C) Muitas vezes, nem sempre o que é considerado bom para um, terá a mesma avaliação do outro, haja visto a quantidade de debates acerca de uma questão moral.(Errada)
Complementando:...haja visto (haja vista).
D) Estamos mergulhados em um universo com que a condição moral é inescapável, sendo comum buscarmos respostas prontas para o que deve ser bom ou mal.(Errada)
Complementando: ... universo com(meio estranho) ... ser bom ou mal. (bom ou mau x bem ou mal)
E) Ainda que procurarmos sempre fazer o bem, nada poderia nos garantir de que nossas ações tivessem como consequência, apenas bons resultados.(Errada)
Complementando: ... procurarmos (procuremos)
Gaba A
Nesse tipo de questão é melhor procurar os erros de Pontuação, concordância, regência, ortografia, crase...
Depois volta e verifica qual opção é a correta!
Sempre sobra umas duas. Analisa com cuidado e encontrará a resposta correta.
Alternativa correta é "A":
Dado que a moral precede todo e qualquer aprendizado pautado em regras de conduta, pode-se inferir que se trata de uma condição existencial do homem.
CORRETA. A vírgula após "conduta" separada corretamente a oração causal antecipada para o início da oração. Vale destacar que "Dado que" é equivalente a "já que" (conjunção causal). O segmento "que se trata de uma condição existencial do homem" exerce a função de sujeito paciente de "pode-se inferir", sendo uma oração subordinada substantiva subjetiva (função de sujeito). Estamos diante da voz passiva sintética, com o "se" como pronome apassivador. Na voz passiva analítica, teríamos o seguinte: isso pode ser inferido.
A frase está clara e correta.
Dado que a moral precede todo e qualquer aprendizado pautado em regras de conduta, pode-se inferir que se trata de uma condição existencial do homem.
A colocação pronominal do "se" não ficaria após "inferir"? Já que está no infinitivo, além de haver o termo "que", sendo atrativo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo