De acordo com as definições do COSO I (Committe of sponsorin...
os itens subsecutivos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
questão errada
O COSO (comitê de organização patrocinadoras) é uma entidade do setor privado, sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento da qualidade de relatórios financeiros por meio de implementação de controles internos e governança corporativa.
O COSO definiu a metodologia de que o controle interno é um processo constituído de cinco compontes, que estão sempre presentes e interrelacionados. Os componentes são: ambiente de controle, avaliação de riscos, informação e comunicação, atividades de controle, monitoramento de controle.
(livro: Davi Barreto e Fernando Graff- auditoria teoria e exercicios comentados - 2 ed. p63)
COSO I- avaliação e aperfeiçoamento dos sistemas de controle interno.
COSO II- gerenciamento de riscos.
Cinco componentes do COSO I: Ambiente de Controle (control environment); Avaliação de Riscos (risk assessment); Atividades de Controle (control activities); Informação e Comunicação (information e communication); e Atividades de Monitoramento (monitoring activities).Componentes do Gerenciamento de Riscos Corporativos do COSO II Ambiente de Controle (control environment); Avaliação de Riscos (risk assessment); Atividades de Controle (control activities); Informação e Comunicação (information e communication); e Atividades de Monitoramento (monitoring activities), Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos e Resposta a Risco.
O COSO® (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) é uma organização privada criada nos EUA em 1985 para prevenir e evitar fraudes nas demonstrações contábeis da empresa.
Inicialmente criada como National Commission on Fraudulent Financial Reporting (em português: Comissão Nacional sobre Fraudes em Relatórios Financeiros), essa comissão era formada por representantes das principais associações de classes de profissionais ligados à área financeira. O primeiro objeto de estudo da comissão foram os controles internos das empresas. Essa comissão posteriormente tornou-se um comitê e passou a se chamar COSO - Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (em português: Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway).
O COSO é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a melhoria dos relatórios financeiros, sobretudo pela aplicação da ética e efetividade na aplicação e cumprimento dos controles internos e é patrocinado pela cinco das principais associações de classe de profissionais ligados à área financeira nos EUA.
Em decorrência da globalização e padronização internacional das técnicas de auditoria, as recomendações da COSO, relativas ao controles internos, bem como seu cumprimento e observância, são amplamente praticados e tidos como modelo e referência no Brasil e na maioria dos países do mundo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
QUESTÃO:
De acordo com as definições do COSO I (Committe of sponsoring organizations of the Treadway Commission), a monitoração de riscos em relação ao alcance de objetivos da entidade é dirigida apenas para riscos de origem financeira, não sendo um relevante instrumento de gerenciamento de riscos para subsidiar a governança corporativa. ( a questão erra ao restringir a não relevância desse instrumento a governança corporativa)
COMENTÁRIO:
"...Na esteira desses eventos, vieram solicitações de melhoria dos processos de governança corporativa e gerenciamento de riscos, por meio de novas leis, regulamentos e de padrões a serem seguidos. A necessidade de uma estrutura de gerenciamento de riscos corporativos,"
fonte: https://www.coso.org/Documents/COSO-ERM-Executive-Summary-Portuguese.pdf
ERRADO
COSO II: Monitoramento – a integridade da gestão de riscos corporativos é monitorada e são feitas as modificações necessárias. O monitoramento é realizado através de atividades gerenciais contínuas ou avaliações independentes ou de ambas as formas. A rigor, o gerenciamento de riscos corporativos não é um processo em série pelo qual um componente afeta apenas o próximo. É um processo multidirecional e interativo segundo o qual quase todos os componentes influenciam os outros.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo