O presente estudo tem como objetivo colocar em perspectiva h...
O presente estudo tem como objetivo colocar em perspectiva histórica a relação entre o início do capitalismo, exemplificado pela Grã-Bretanha, e o tráfico negreiro, a escravidão negra e o comércio colonial geral dos séculos XVII e XVIII.
(Eric Williams, Capitalismo e escravidão)
Assinale a alternativa que apresente corretamente uma das principais conclusões da obra citada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Com base na obra "Capitalismo e escravidão" de Eric Williams, podemos extrair algumas conclusões importantes sobre a relação entre o capitalismo nascente e a prática do tráfico negreiro e da escravidão. A alternativa correta é a letra C, que destaca como o capitalismo mercantil do século XVIII, fundamentado na escravidão e no controle monopolista, contribuiu para acumular riquezas na Europa. Este sistema, por sua vez, pavimentou o caminho para o surgimento do capitalismo industrial no século XIX. Interessante notar que o novo modelo econômico, que emergia com maior força, acabou por subverter e destruir a escravidão, que era a principal força motriz do capitalismo mercantil.
As alternativas A, B, D e E não refletem corretamente essa dinâmica histórica. A acumulação primitiva de capital não pode ser atribuída exclusivamente à exploração da Índia, nem o desenvolvimento do capitalismo industrial pode ser visto como fruto de um pequeno envolvimento britânico com o tráfico negreiro. Também não é correto afirmar que as condições tecnológicas estavam disponíveis desde o século XVI ou que os britânicos tiveram pouca ligação com o tráfico negreiro, uma vez que eles investiram significativamente na sua marinha mercante justamente para apoiar essas atividades comerciais.
Portanto, a resposta correta realça a interdependência entre as formas mercantil e industrial do capitalismo e como uma evoluiu e, eventualmente, suplantou a outra.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo