Paciente crítico difere do paciente não inflamado em relação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2669486 Medicina

Paciente crítico difere do paciente não inflamado em relação ao seu ambiente humoral, hormonal e adrenérgico. Neste contexto adaptativo, podemos afirmar que:


I. O nível de lactatemia resultará das relações entre produção e eliminação de ácido láctico. A geração de lactato é aumentada via glicólise anaeróbica na musculatura e tecidos hipóxicos e pode ser convertida em glicose via ciclo de Cori.

II. No doente crítico adequadamente ressuscitado, ocorre incremento na lipólise e disponibilização sistêmica de ácidos graxos devido ao aumento da atividade simpática e aumento da atividade de lipases induzidas por noradrenalina e glucagon.

III. Gliconeogênese aumentada e resistência à insulina, reduzindo a captação tecidual de glicose por tecidos dependentes de insulina são os principais determinantes de hiperglicemia frequente observada em terapia intensiva.

IV. Na sepse grave, há aumento de 20-60% da taxa metabólica basal, que ocorre em associação com amplificado catabolismo muscular e aumentada dependência das reservas lipídicas para combustível oxidativo.


Quais estão corretas?

Alternativas