Um dos empregados acidentados das 4 empresas sofreu incapaci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q34627 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma instituição bancária com 1.250 empregados possui em sua edificação três empresas prestadoras de serviços especializados:
informática (119 empregados) vigilância (32 empregados) e conservação e limpeza (45 empregados). Todos os empregados da contratante
e das contratadas trabalham sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Considere que em determinado mês, foram
registrados acidentes com e sem afastamento, conforme mostrados na tabela a seguir.Uma instituição bancária com 1.250 empregados possui em sua edificação três empresas prestadoras de serviços especializados:
informática (119 empregados) vigilância (32 empregados) e conservação e limpeza (45 empregados). Todos os empregados da contratante
e das contratadas trabalham sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Considere que em determinado mês, foram
registrados acidentes com e sem afastamento, conforme mostrados na tabela a seguir.

Imagem 007.jpg

Com base na situação hipotética acima, na NBR 14.280 e na
legislação de segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

Um dos empregados acidentados das 4 empresas sofreu incapacidade permanente parcial.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBR 14.280
2.9.4 incapacidade permanente parcial: Redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente que, não provocando morte ou incapacidade permanente total, é causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer redução permanente de função orgânica.

Como o valor é 50 dias e na Tabela de DD da normal não há nenhum valor que poderia resultar 50 pela soma de outros, só houve 1 caso desse tipo de incapacidade.

Assim, este foi um caso de incapacidade parmanente (perdeu uma parte do corpo) parcial (não 
resultou em incapacidade total, o trabalhador pode trabalhar, mesmos que não em 100% da sua capacidade).

Você pode repetir? Não entendi...

NBR 14.280:

2.9.7 Dias Debitados: dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo de tempo computado.

Foram 50 dias debitados no salário, ou seja, houve incapacidade permanente.

Incapacidade Permanente – refere-se aos segurados que ficaram permanentemente incapacitados para o exercício laboral. A incapacidade permanente pode ser de dois tipos: parcial e total. Entende-se por incapacidade permanente parcial o fato do acidentado em exercício laboral, após o devido tratamento psicofísico-social, apresentar seqüela definitiva que implique em redução da capacidade. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício auxílio-acidente por acidente do trabalho.

O outro tipo ocorre quando o acidentado em exercício laboral apresentar incapacidade permanente e total para o exercício de qualquer atividade laborativa. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho.

Assim, podemos concluir que, pelos 50 dias debitados, houve incapacidade permanente parcial de um dos empregados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo