O tracoma é uma doença inflamatória crônica ocular que gera...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A - Chlamydia trachomatis é a correta.
O tracoma é uma das principais causas de cegueira evitável em todo o mundo e é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta infecção ocular crônica leva a inflamação da conjuntiva, e, se não tratada, pode resultar em cicatrizes e posteriormente em comprometimento visual significativo. Além disso, em casos mais graves, pode causar lesões na córnea e até mesmo amaurose, que é a perda total da visão.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Staphylococcus sp.: O gênero Staphylococcus inclui bactérias que podem causar uma variedade de infecções, mas não são responsáveis pelo tracoma. Essas bactérias são mais associadas a infecções cutâneas, abscessos, e em alguns casos, infecções oculares como conjuntivite bacteriana, mas não ao tracoma.
C - Streptococcus sp.: As bactérias do gênero Streptococcus também são conhecidas por causarem infecções em várias partes do corpo, incluindo a garganta e a pele. Embora algumas espécies possam causar conjuntivite, elas não são o agente causador do tracoma.
D - Vírus tracomatoso: Não existe um vírus conhecido como vírus tracomatoso. O tracoma é uma infecção bacteriana causada exclusivamente pela Chlamydia trachomatis, e não por vírus.
E - Proteus sp.: As bactérias do gênero Proteus são principalmente associadas a infecções do trato urinário e não têm relação com infecções oculares como o tracoma.
Compreender o agente etiológico correto do tracoma é crucial não só para concursos, mas também para a prática clínica, especialmente em áreas endêmicas. A identificação e o tratamento adequados podem prevenir complicações sérias e preservar a visão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo