Um paciente adulto jovem, ao serem verificados seus sinais v...
Um paciente adulto jovem, ao serem verificados seus sinais vitais, estava com pressão arterial de 140×90 mmHg, frequência respiratória de 16 mpm, temperatura axilar de 36,5°C e pulso de 75 bpm.
Neste caso, é correto afirmar que o paciente está:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - hipertenso, eupneico, normotérmico e normocárdico.
Vamos entender o que cada termo significa e como eles se aplicam aos sinais vitais do paciente descritos na questão:
Pressão Arterial: A pressão arterial de 140×90 mmHg indica hipertensão. Valores normais são geralmente abaixo de 120×80 mmHg.
Frequência Respiratória: Uma frequência respiratória de 16 mpm (movimentos por minuto) é considerada normal para um adulto, sendo classificada como eupneia (respiração normal).
Temperatura Axilar: A temperatura axilar de 36,5°C está dentro da faixa de normalidade, que é entre 36,1°C e 37,2°C, indicando que o paciente está normotérmico.
Pulso: Uma frequência cardíaca de 75 bpm (batimentos por minuto) está dentro do intervalo normal de 60 a 100 bpm para adultos, indicando normocardia.
Agora, vamos analisar cada alternativa:
A - hipertenso, eupneico, normotérmico e normocárdico:
Esta é a alternativa correta. Todos os sinais vitais descritos no enunciado coincidem com as definições fornecidas: pressão arterial elevada (hipertenso), frequência respiratória normal (eupneico), temperatura normal (normotérmico) e pulso normal (normocárdico).
B - hipertenso, taquipneico, hipotérmico e taquicárdico:
Esta alternativa está incorreta por vários motivos. O paciente não apresenta taquipneia (frequência respiratória elevada), a temperatura não está baixa para ser considerada hipotérmica, e o pulso não está elevado para ser taquicárdico.
C - normotenso, eupneico, febril e normocárdico:
Também está incorreta. A pressão arterial não é normal (normotensa), e o paciente não apresenta febre (temperatura elevada) para ser classificado como febril.
D - hipotenso, bradipneico, normotérmico e normocárdico:
Incorreta, pois o paciente não apresenta pressão arterial baixa (hipotenso), nem frequência respiratória diminuída (bradipneico).
E - hipertenso, taquipneico, normotérmico e bradicárdico:
Incorreta, pois, embora a hipertensão e a normotermia estejam corretas, o paciente não apresenta taquipneia (frequência respiratória elevada) e nem bradicardia (frequência cardíaca diminuída).
Conclusão: A alternativa A é a correta, pois todos os sinais vitais descritos no enunciado se encaixam nos parâmetros normais e definem corretamente o estado do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo