Considerando-se as conjugações verbais, assinalar a alterna...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041693 Português
            Aprendam a brigar do jeito certo

           Casais _______ e casais infelizes brigam. Não dá para compartilhar seu dia a dia com alguém sem nunca ter brigado com essa pessoa. A questão é saber lidar com os conflitos do ______ certo. Segundo o psicólogo e pesquisador John Gottman, ofender seu parceiro, culpá-lo por ações suas, colocá-lo para baixo e até mesmo fugir das brigas ignorando o que ele diz são atitudes comuns entre casais mais propensos ao divórcio.

           Em vez disso, tenha o cuidado de nunca insultar seu parceiro, por mais bravo que esteja. Não ressuscite brigas anteriores e desencane do impulso de querer estar sempre certo. Não adianta nada “ganhar” uma discussão se a pessoa que você ama sai se sentindo para baixo ou não amada. E, embora seja importante sair para respirar um pouco se as coisas ficarem muito pesadas, não fuja das brigas. É preciso ter conversas desconfortáveis e estar aberto para ouvir coisas que você não gostaria de ouvir – mas tendo sempre o objetivo de resolver a situação.


https://super.abril.com.br/...- adaptado.
Considerando-se as conjugações verbais, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Certa vez, quando era pequeno, eu __________ o brinquedo preferido do meu irmão, porque ele ______ escondendo minhas coisas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que se refere ao preenchimento correto das lacunas com verbos conjugados adequadamente.

O tema central aqui é a conjugação verbal. Precisamos identificar os tempos verbais adequados para completar as frases com sentido lógico.

Alternativa B - escondi - vivia:

Para a primeira lacuna, a frase "quando era pequeno, eu __________ o brinquedo preferido do meu irmão" requer um verbo no pretérito perfeito. Isso ocorre porque a ação é pontual e concluída no passado. O verbo "escondi" está corretamente conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

Na segunda lacuna, a frase "porque ele ______ escondendo minhas coisas" indica uma ação contínua no passado, o que pede o pretérito imperfeito. O verbo "vivia" está no pretérito imperfeito do indicativo, mostrando uma ação habitual ou repetida no passado. Assim, essa alternativa está correta.

Alternativas Incorretas:

A - escondia - viveu: Aqui, "escondia" está no pretérito imperfeito, inadequado para a primeira lacuna, pois não sugere uma ação concluída. "Viveu" está no pretérito perfeito, inadequado para a segunda lacuna, pois não reflete a continuidade da ação no passado.

C - esconderei - vive: "Esconderei" está no futuro do indicativo, inadequado para referir-se a uma ação passada. "Vive" está no presente do indicativo, que também não é adequado para expressar uma ação passada contínua.

D - escondeu - vivia: "Escondeu" está no pretérito perfeito, adequado para a primeira lacuna. No entanto, "vivia" na segunda lacuna completaria corretamente a frase, mas essa combinação não foi a escolhida como correta no gabarito.

Portanto, a alternativa correta é a letra B, pois utiliza as conjugações verbais adequadas para expressar as ideias no tempo passado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo