Sobre as principais contribuições da Abordagem Centrada na ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Abordagem Centrada na Pessoa - ACP foi desenvolvida por Carl Rogers e afirma que todos os indivíduos possuem uma capacidade inata à autorregulação, ao desenvolvimento e ao amadurecimento do próprio organismo - conhecidas como tendência atualizante. A confiança no terapeuta no cliente proporciona libertação e promoção de suas capacidades naturais para o crescimento.
A banca solicita a alternativa INCORRETA!
- CORRETA
Rogers acredita que todo indivíduo possui tendência à autorregulação, mas por mais que seja inato, deveria ser estimulado para que ocorra mudanças. Rogers nessa perspectiva, propõe o conceito de tendência formativa, que é que a capacidade à atualização estaria presente não apenas nos seres vivos, mas em todo o universo (sentido holístico e transcendental à existência do homem ).
- INCORRETA
A teoria rogeriana tem como premissa o enfoque no sujeito, não em doenças. Dessa forma, a psicoterapia proposta pelo teórico seria adequada para qualquer transtorno psicopatológico.
- CORRETA
Rogers acredita que há evidências que a classificação dos transtornos mentais em categorias diagnósticas de um desacordo entre elas. Para sua teoria a psicoterapia não é necessário discriminar diferentes patologias mentais, que necessitam de diferentes tratamentos, uma vez que todas elas correspondem a um modo de funcionamento incongruente e inautêntico do indivíduo.
- CORRETA
Os modelos diagnósticos oferecidos pelos manuais psiquiátricos correspondem a esse reducionismo e generalização em massa favorecidos pela indústria farmacêutica. Conforme visto na alternativa anterior, o modelo psicoterápico da ACP tem como proposta a abordagem totalmente centrada no sujeito e não em sua doença.
- CORRETA
O principal objetivo da psicoterapia ACP é de o profissional preocupar-se em apoiar a capacidade de crescimento do cliente, compreender e aceitar seus sentimentos e percepções da realidade, sem impor uma visão sua. A experiência do setting clínico sem julgamentos e a abordagem de aceitação de seus sentimentos e percepção da realidade ajudaria-o em seu crescimento pessoal.
Gabarito da professora: LETRA B.
Fonte:
Camila Pereira de Souza; Virgínia Torquato; Callou Virginia Moreira. A Questão da Psicopatologia na Perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa: Diálogos com Arthur Tatossian. Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies – XIX(2): 189-197, jul-dez, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeiro, é Carl Rogers (pelo amor de Deus '-'), depois... "Rogers (1963/1995) aponta que há evidências que demonstram um desacordo entre as categorias diagnósticas de classificação dos transtornos mentais, desacreditando-as enquanto conceitos científicos e recusando-as por motivos clínicos e éticos em sua abordagem (Sanders, 2007). Não concebe, então, como resultado satisfatório da psicoterapia, a saída de um diagnóstico para um estado "normal". Para ele, não é necessário discriminar diferentes patologias mentais, que necessitam de diferentes tratamentos (Joseph & Worsley, 2005), uma vez que todas elas corresponderiam a um modo de funcionamento incongruente e inautêntico do indivíduo (Warner, 2006)."
O gabarito dessa questão era para ser a letra B.
Amigos, essa prova está cheiaaaa de erros, ajudem a notificar para o QConcursos corrigir estes gabaritos e não prejudicar a qualidade de estudos dos colegas concursandos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo