Sobre a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky é correto afi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1798586 Psicologia
Sobre a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D, que afirma que o desenvolvimento vai do plano interpsíquico para o plano intrapsíquico, segundo o princípio da sociogênese das funções psíquicas.

A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky é fundamental para compreender o desenvolvimento humano, pois enfatiza que as funções psicológicas superiores originam-se das relações sociais e culturais. Vygotsky propôs que o aprendizado e o desenvolvimento são processos sociais e que o conhecimento se constrói inicialmente no plano social (interpsíquico) antes de ser internalizado no plano individual (intrapsíquico).

Alternativa A: Está incorreta porque, segundo Vygotsky, o ser humano não é passivo nas relações sociais. Ele é ativo e interage com o meio, resultando em um desenvolvimento que é coconstruído com a sociedade e a cultura.

Alternativa B: Está incorreta porque a teoria de Vygotsky não se baseia nos métodos de introspecção ou mensuração do comportamento. Ela foca na análise das interações sociais e dos contextos culturais, utilizando abordagens qualitativas.

Alternativa C: Está incorreta porque as funções psicológicas elementares, como percepção e memória, estão presentes desde o início do desenvolvimento infantil, mas são transformadas em funções superiores por meio da mediação cultural e social.

Alternativa E: Está incorreta porque o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em Vygotsky não ocorre de forma mecânica. Ele é dinâmico e mediado por fatores históricos, sociais e culturais, enfatizando a importância da participação ativa do indivíduo.

Espero que estas explicações tenham esclarecido suas dúvidas sobre a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vigotski defende que para os seres humanos, existem dois tipos de funções: as psicológicas elementares e as psicológicas superiores.

 

Vigotski irá argumentar que a espécie humana é essencialmente social, pois é apenas por meio das interações com os outros em atividades diárias que se desenvolve e humaniza. Neste sentido, este estudioso

enfatiza a importância da intersubjetividade e do outro social para o desenvolvimento humano. 

Define as funções psicológicas elementares como de caráter biológico; marcadas pelo imediatismo; determinadas pela estimulação ambiental e definidas por meio da percepção, já as funções psicológicas superiores caracterizam se pela mediação semiótica, isto é , pela presença de símbolos e signos, desta forma, são constituídas por meio das interações sócio culturais dos indivíduos da mesma espécie, principalmente aqueles mais experientes e capazes de sua cultura.  

Oi!

Gabarito: D

Bons estudos!

-O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

A. O ser humano é construído nas relações sociais, recebendo passivamente a influência da sociedade e cultura no momento histórico em que vive.

B. Esta teoria do desenvolvimento humano foi construída com a utilização dos métodos de introspecção, observação, análise e mensuração do comportamento.

C. As funções psicológicas elementares não estão presentes no início do desenvolvimento infantil.

(funções elementares são de origem biológica)

D. O desenvolvimento vai do plano interpsíquico para o plano intrapsíquico, princípio da sociogênese das funções psíquicas.

E. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores se dá de forma mecânica, na qual os fatores históricos, sociais e culturais atuam sobre o sujeito, transformando-o.

Para Vygotski os processos psicológicos superiores se estruturam no plano interpsíquico (na relação entre as pessoas) para depois passar para o plano intrapsíquico, ou seja, são internalizados. Esse funcionamento interno (intrapsíquico) não é mera reprodução do plano externo, mas sim uma reconstrução, pois ocorrem transformações. Esse processo de internalização tem como base o aparecimento da linguagem.

Fonte: Livro Psicologias, Cap "Psicologia do Desenvolvimento".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo