Em relação à síndrome de Wernicke-Korsakoff, assinale a alt...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Síndrome de Wernicke-Korsakoff é descrita como duas entidades distintas e está ligada a deficiências vitamímicas, em especial de tiamina de outras vitaminas do complexo B. A encefalopatia de Wernicke é uma complicação potencialmente fatal composta pela tríade: oftalmoplegia, ataxia e confusão mental. A maioria dos pacientes com encefalopatia de Wernicke também desenvolve Korsakoff, quadro caracterizado por amnésia retrógrada e anterógrada, desorientação e comprometimento da memória recente.
-Síndrome de Wernicke, também chamada de Transtorno Amnéstico persistente ou Encefalopatia de Wernicke, cursa com um conjunto de sintomas agudos reversíveis induzidos pelo álcool.
-Ocorre lesão axonal de diversas áreas do SNC (corpos mamilares, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, ponte, medula, fórnice e cerebelo), devido à deficiência de tiamina, causada por hábitos nutricionais inadequados ou problemas de absorção.
-O quadro clínico apresenta ataxia (especialmente de marcha), disfunção vestibular, confusão, nistagmo horizontal, paralisia orbital lateral e do olhar, e anisocoria.
-O tratamento com grandes doses de tiamina parenteral é efetiva para prevenção da progressão da síndrome.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo