Em relação à síndrome de Wernicke-Korsakoff, assinale a alt...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123483 Medicina
Em relação à síndrome de Wernicke-Korsakoff, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B, que afirma que a síndrome de Wernicke-Korsakoff pode ocorrer em pacientes que não utilizam álcool. A síndrome é causada pela deficiência de tiamina (vitamina B1), que pode ocorrer em pacientes que têm uma dieta pobre em tiamina, em pacientes que apresentam problemas de absorção de nutrientes ou em pacientes que sofrem de alcoolismo crônico. Embora o alcoolismo seja a causa mais comum, a síndrome também pode ocorrer em pessoas que não usam álcool. A tríade clínica clássica é composta por confusão mental, ataxia (falta de coordenação dos movimentos) e oftalmoplegia (paralisia dos músculos oculares). O tratamento envolve a administração de tiamina, que é essencial para prevenir danos cerebrais permanentes.

A Síndrome de Wernicke-Korsakoff é descrita como duas entidades distintas e está ligada a deficiências vitamímicas, em especial de tiamina de outras vitaminas do complexo B. A encefalopatia de Wernicke é uma complicação potencialmente fatal composta pela tríade: oftalmoplegia, ataxia e confusão mental. A maioria dos pacientes com encefalopatia de Wernicke também desenvolve Korsakoff, quadro caracterizado por amnésia retrógrada e anterógrada, desorientação e comprometimento da memória recente.

-Síndrome de Wernicke, também chamada de Transtorno Amnéstico persistente ou Encefalopatia de Wernicke, cursa com um conjunto de sintomas agudos reversíveis induzidos pelo álcool.

-Ocorre lesão axonal de diversas áreas do SNC (corpos mamilares, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, ponte, medula, fórnice e cerebelo), devido à deficiência de tiamina, causada por hábitos nutricionais inadequados ou problemas de absorção.

-O quadro clínico apresenta ataxia (especialmente de marcha), disfunção vestibular, confusão, nistagmo horizontal, paralisia orbital lateral e do olhar, e anisocoria.

-O tratamento com grandes doses de tiamina parenteral é efetiva para prevenção da progressão da síndrome.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo