Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2025
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Provas:
VUNESP - 2025 - Prefeitura de Presidente Prudente - SP - Nutricionista
|
VUNESP - 2025 - Prefeitura de Presidente Prudente - SP - Fisioterapeuta |
VUNESP - 2025 - Prefeitura de Presidente Prudente - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2025 - Prefeitura de Presidente Prudente - SP - Dentista |
Q3214748
Não definido
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
A guerra contra as guerras
Enquanto o século vinte e um nascia, morria Bertie Felstead, aos cento e seis anos de idade.
Havia atravessado três séculos, e era o único sobrevivente de um insólito jogo de futebol que foi disputado no Natal de 1915. Jogaram aquela partida os soldados britânicos e os soldados alemães, num campo improvisado entre trincheiras. Uma bola apareceu, vinda sabe-se lá de onde, e desandou a rodar, não se sabe como, e então o campo de batalha se transformou num campo de futebol. Os inimigos jogaram para o alto suas armas e correram para disputar a bola.
Os soldados jogaram enquanto puderam, até que os oficiais furiosos fizeram com que se lembrassem de que estavam ali para matar ou morrer.
Passada a trégua do futebol, voltou a carnificina; mas a bola tinha aberto um fugaz espaço de encontro para aqueles homens obrigados a se odiar.
(Eduardo Galeano. O caçador de histórias. Tradução de Eric Nepomuceno. L&PM Editores, 2016.)
Pode-se afirmar corretamente que o autor, ao declarar
que aquele foi – um insólito jogo de futebol –, faz referência