“Eleições” é o tema da charge a seguir, que destaca não só a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q991030 Português

“Eleições” é o tema da charge a seguir, que destaca não só a postura de políticos, de fazer promessas durante as campanhas eleitorais, mas também a postura crítica de muitos eleitores, atentos a essa realidade. Avalie as proposições de I a III, que dizem respeito aos recursos linguísticos presentes no diálogo entre os personagens, e responda ao que se pede.


Imagem associada para resolução da questão


I- O uso da forma verbal abreviada “tá”, em vez de “está” não constitui um erro, apesar de ser proferido por um médico, pois reflete o envolvimento dos personagens no processo interacional; além disso, justifica-se em razão do propósito comunicativo do gênero textual – a charge.

II- Em “assistindo a todos os programas”, a relação de regência revela o uso da linguagem exigido pela gramática normativa, de modo que, na frase como um todo, verifica-se uma incompatibilidade entre este uso e o emprego da forma verbal auxiliar.

III- Considerando que a frase “eu prometo” é proferida pelos vários candidatos que se apresentam nos debates e programas eleitorais, a estrutura “nós prometemos” é que seria adequada.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cade vc arthur numa hora dessas?

Arthur Carvalho nos ajude nesta!!!

MARQUEI LETRA :D

ATÉ ASSUSTEI COM O INCORRETO

COLEGA, Arthur Carvalho,CONCORDO COM VOÇÊ FUI NO MESMO PENSAMENTO

DEUS,OBRIGADO!

MINHAHORAVAICHEGAR!

I- O uso da forma verbal abreviada “tá”, em vez de “está” não constitui um erro, apesar de ser proferido por um médico, pois reflete o envolvimento dos personagens no processo interacional; além disso, justifica-se em razão do propósito comunicativo do gênero textual – a charge.-----Correto------ A abreviação verbal é própria da linguagem coloquial e utilizada em situações cotidianas como a retratada pela charge

II-Em “assistindo a todos os programas”, a relação de regência revela o uso da linguagem exigido pela gramática normativa, de modo que, na frase como um todo, verifica-se uma incompatibilidade entre este uso e o emprego da forma verbal auxiliar.------Correto----- o verbo assistir com sentido de ver é transitivo indireto, de acordo com a norma culta da língua, o que é incompatível com o uso da forma abreviada de "está"( ta assistindo) pois essa abreviação é própria da linguagem coloquial.

III- Considerando que a frase “eu prometo” é proferida pelos vários candidatos que se apresentam nos debates e programas eleitorais, a estrutura “nós prometemos” é que seria adequada. ----Incorreto-----as promessas eleitorais são particulares de cada candidato. Eles falam como um sujeito único.

A "I" cabe discussão, pois a banca não deixou claro se era segundo a gramática normativa. E, essa frase "apesar de ser médico" também ilustra que se o debate é variação linguística, a banca não está preparada para abordá-lo. Ao meu ver, questão pessimamente redigida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo